Samu lançará projeto educativo para diminuir número de trotes
Cotidiano 02/07/2012 14h39No próximo dia 11 de julho, a partir das 15h, a equipe pedagógica do Colégio Pequeno Mundo, localizado no bairro Grageru, terá a oportunidade de conhecer o projeto ‘Amigos do Samu', que visa conscientizar a população sobre o funcionamento adequado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
A iniciativa prevê a redução do número de trotes passados para o serviço, que registrou aumento nos chamados falsos de 171% entre os meses de março e maio de 2012, comparado ao mesmo período de 2011.
De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Leonardo Coelho, crianças e adolescentes representam o grande público-alvo do projeto, uma vez que são esses os principais emissores de trotes, em especial, nos horários que antecedem às aulas e os que as sucedem.
"Em geral, a utilização indevida do 192 se dá pelo desconhecimento do funcionamento do serviço ou pela incompreensão do cidadão frente ao seu papel de usuário do Sistema Único de Saúde [SUS]. Daí a intenção de sensibilizar a população sobre a sua importância para o atendimento pré-hospitalar de urgência adequado, enfatizando os prejuízos causados pelo trote", justificou Leonardo Coelho.
Metodologia
‘Amigos do Samu' será iniciado com uma discussão temática promovida na escola, a fim de que os gestores possam elencar as ferramentas pedagógicas a serem adaptadas. No próximo dia 16 de julho, às 10h, o projeto será apresentado aos professores, colaboradores e pais de alunos.
"Com base na faixa etária de cada turma, realizaremos palestras educativas, debates, distribuição de material informativo e apresentação de uma unidade móvel de urgência. A conclusão se dará com uma avaliação usada para verificar se as metas estabelecidas pelo Samu 192 Sergipe, em conformidade com a unidade escolar, foram atingidas", declarou o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Ronei Melo.
A escolha do Colégio Pequeno Mundo, para a implantação do projeto, se deu após o interesse da equipe gestora da unidade escolar em promover uma palestra sobre a importância do Samu 192 Sergipe.
"Já que o conteúdo pedagógico aplicado aos alunos neste ano letivo está associado aos valores fundamentais da vida em sociedade, associamos a ação a nossa necessidade de introdução do projeto piloto. Mediante aceitação da escola, a equipe do Samu não só deseja a execução do ‘Amigos do Samu', como pretende ampliar o alcance para outras instituições", garantiu Ronei Melo.
Da SES

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
