Samu realiza plano para mudança de endereço na próxima semana
O Complexo Regulatório de Urgência irá funcionar no Palácio Serigy, no Centro de Aracaju Cotidiano | Por Agência Sergipe Notícias 20/02/2019 07h21 - Atualizado em 20/02/2019 19h40A Secretaria de Estado da Saúde (SES) preparou um plano operativo em razão da mudança de espaço físico do Complexo Regulatório de Urgência (CRU) do SAMU que ocorrerá na próxima segunda-feira (25), a partir das 10h. O objetivo é manter a continuidade da assistência à população sergipana, evitando qualquer descontinuidade no processo de atendimento de urgência por meio do número nacional de Saúde - 192.
A ANATEL, a Oi e demais operadoras estão envolvidas no processo de mudança do tronco 192, porém, caso a população tenha dificuldade de acesso, equipes técnicas do SAMU estão preparadas para fazer a mesma regulação, os mesmos procedimentos e protocolos através do 190 – Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) e do 193 – Central de Operações do Bombeiro Militar (COBOM).
De acordo com informações da coordenadora Administrativa do SAMU 192 Sergipe, Mariluci Gomes, mudanças como essa já ocorreram e não houve interrupção nos atendimentos. “A gente já teve experiências de mudança antes e a população não precisa se preocupar, pois não houve nenhuma descontinuidade no serviço, nem foi preciso ligar para o 190 ou 193, isso é só um excesso de zelo para que nenhum problema aconteça”, disse.
O novo endereço do Complexo Regulatório de Urgência, no Palácio Serigy - Centro, contará com suporte tecnológico avançado e ambiente mais humanizado e tranquilo. Além da equipe de regulação, a gestão operacional como a superintendência e as coordenações médica, de frota e de enfermagem, também estarão lá.
“Tudo que é integrado é mais fácil porque as pessoas conseguem se comunicar mais rapidamente e com mais eficiência, então o que eu vejo é uma mudança estrutural para melhor, estaremos num prédio próprio, toda a equipe do Complexo de Regulação vai ter um ambiente bem mais humanizado, bem mais tranquilo e com um padrão de excelência. Lá poderemos observar o sistema, as telas de monitoramento hospitalar, sala de dados e informações sobre a situação da rede. A gente acredita que a CRU junto com a gestão, fortalece e estabelece melhor o fluxo de trabalho”, comentou a superintendente do SAMU 192, Conceição Mendonça.
Por segurança, a SES garantiu o transporte da equipe do turno da meia-noite para que eles não precisem usar o transporte público. Além disso, ofício foi enviado à Secretaria de Segurança Pública (SSP) solicitando segurança maior para a equipe no entorno.
O sistema de comunicação também irá mudar e passará a ser através de radiocomunicação integrado com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). “Toda a equipe, tanto da regulação quanto da intervenção será treinada para que a gente possa ter uma comunicação mais eficaz com um tempo de resposta bem mais curto. É um passo de qualidade muito grande e de eficiência dentro do sistema de inteligência de regulação das urgências aqui de Sergipe”, concluiu a superintendente.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos