Aracaju
Santa Maria recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti
Cotidiano | Por Agência Aracaju 13/07/2019 11h04

Acontece neste sábado (13), o segundo mutirão de combate ao Aedes aegypti, em Aracaju. Tendo como ponto de concentração o  bairro Santa Maria, zona Sul da capital,  a ação integra o Plano de Intensificação de Combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, lançado no último dia 28 de junho, com o principal propósito de prevenir e controlar processos epidêmicos,  além de evitar a ocorrência de mortes e complicações derivadas das doenças transmitidas pelo inseto.

A mobilização teve início às 8h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Elizabeth Pita, e envolveu várias secretarias e órgãos da administração municipal. “Esse é um problema que tem preocupado a todos nós, especialmente por causa da dengue, que tem crescido de maneira assustadora em todo o Estado e tem chamado a atenção por ser mais violenta do que a do passado. O vírus que tem circulado é mais forte e por isso devemos ter muito cuidado, redobrando nosso trabalho. Essa ação começou há 8 dias, quando convoquei todas as secretarias no meu gabinete e determinei o envolvimento de todos para tornar os mutirões semanais e não quinzenais, como vinha acontecendo. Começamos no Japãozinho e agora estamos aqui, no Santa Maria”, destacou  o prefeito Edvaldo Nogueira.

Mesmo tendo registrado um aumento no índice de infestação, subindo de 1.8 para 2.6, no 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, a capital se mantém em médio risco para surtos e epidemias. Ainda assim, segundo o prefeito, é necessário estabelecer alerta máximo contra o agente transmissor. “Ontem foi divulgado mais um resultado do LIRAa e percebemos que houve um crescimento em Aracaju. Ainda estamos em médio risco, mas esse crescimento aumenta o alerta e foi justamente o que fizemos quando lançamos a intensificação da campanha da dengue. E agora, toda semana estaremos em bairros diferentes, com visita domiciliar, trabalho educativo, além de limpeza e eliminação dos focos do mosquito, que hoje está 80% nas casas das pessoas”, frisou.

Para a ação deste sábado, além de 50 agentes de saúde e endemias, também se somaram 80 agentes de limpeza pública da capital. A participação dos garis e margaridas no Plano de Intensificação de Combate ao Aedes aegypti é inédita na Prefeitura de Aracaju e também foi idealizada por Edvaldo. “Os agentes de limpeza conhecem a nossa cidade como a palma da mão, então a presença deles é muito importante. Com conhecimento, eles podem ser grandes aliados nessa luta. Aproveito para agradecê-los porque eles não pararam um só dia durante as fortes chuvas. Também agradeço a todos os agentes de saúde e endemias pela dedicação no trabalho de combate ao mosquito da dengue. É fundamental que mobilizemos a todos. Tudo isso colabora e ajuda a evitar que tenhamos focos na cidade de Aracaju”, ressaltou.

Edvaldo também reforçou que a população deve ser outra grande aliada na luta contra o Aedes. “Aproveito para pedir para você, meu amigo e minha amiga, que preste atenção na sua casa.  Não deixe acumular água, cuide dos vasos de plantas, trocando a água regularmente, não acumule pneus, mantenha os reservatórios limpos, faça sempre esse trabalho porque com ele você está ajudando a Prefeitura e a todos a combater esse mosquito que tem vitimado e matado tantas pessoas. A dengue está muito mais perigosa, porque ela está mais violenta e ataca principalmente as crianças entre 0 e 14 anos. Não vamos deixar esse mosquito vencer a guerra. Sejamos mais rápidos. É uma luta dura, mas vamos conseguir”, convocou o prefeito.

Plano de Intensificação

Lançado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no mês passado, o Plano de Intensificação de Combate ao Aedes aegypti possui cerca de 20 diretrizes. Entre elas  estão os mutirões semanais, o envio de duas equipes de agentes às residências que se mantiveram fechadas  de dia, durante a noite, das 19h às 22h, e a visitação de todas as escolas para eliminação dos focos. Também fazem parte a aplicação do fumacê costal, a realização, a cada dois meses, do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), seguindo recomendação do Ministério da Saúde, e o monitoramento quinzenal estratégico dos pontos de proliferação. Durante o mês de julho, a Prefeitura de Aracaju realizará mais dois mutirões, nos dias 20 e 27. 

“O LIRAa mostrou um aumento para 2.6, o que significa que mais focos foram encontrados e em outros bairros aumentou a infestação. Passamos de dois para seis bairros com alto risco e aumentamos os números de notificações. Então isso fez com que o prefeito convocasse a  todos e pedisse alerta máximo e é isso que a gente vem fazendo todos os sábados, com mutirões, intensificando também nos horários noturnos fazendo exatamente as casas que são encontradas fechadas durante o dia, intensificando o bloqueio de transmissão com a aplicação do fumacê costal e orientando a população para que elimine os focos, porque 80% dos encontrados estão nas residências. Principalmente nos bairros onde há acúmulo de água, pessoas com plantas em casa, casas fechadas, a gente vem intensificando essas ações de orientação, entrando nas residências, mostrando como descartar os focos e fazendo toda essa intensificação, em parceria com outras secretarias para que a gente possa baixar o índice”, pontuou a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos