Santa Maria recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti
Cotidiano | Por Agência Aracaju 13/07/2019 11h04Acontece neste sábado (13), o segundo mutirão de combate ao Aedes aegypti, em Aracaju. Tendo como ponto de concentração o bairro Santa Maria, zona Sul da capital, a ação integra o Plano de Intensificação de Combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, lançado no último dia 28 de junho, com o principal propósito de prevenir e controlar processos epidêmicos, além de evitar a ocorrência de mortes e complicações derivadas das doenças transmitidas pelo inseto.
A mobilização teve início às 8h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Elizabeth Pita, e envolveu várias secretarias e órgãos da administração municipal. “Esse é um problema que tem preocupado a todos nós, especialmente por causa da dengue, que tem crescido de maneira assustadora em todo o Estado e tem chamado a atenção por ser mais violenta do que a do passado. O vírus que tem circulado é mais forte e por isso devemos ter muito cuidado, redobrando nosso trabalho. Essa ação começou há 8 dias, quando convoquei todas as secretarias no meu gabinete e determinei o envolvimento de todos para tornar os mutirões semanais e não quinzenais, como vinha acontecendo. Começamos no Japãozinho e agora estamos aqui, no Santa Maria”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.
Mesmo tendo registrado um aumento no índice de infestação, subindo de 1.8 para 2.6, no 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, a capital se mantém em médio risco para surtos e epidemias. Ainda assim, segundo o prefeito, é necessário estabelecer alerta máximo contra o agente transmissor. “Ontem foi divulgado mais um resultado do LIRAa e percebemos que houve um crescimento em Aracaju. Ainda estamos em médio risco, mas esse crescimento aumenta o alerta e foi justamente o que fizemos quando lançamos a intensificação da campanha da dengue. E agora, toda semana estaremos em bairros diferentes, com visita domiciliar, trabalho educativo, além de limpeza e eliminação dos focos do mosquito, que hoje está 80% nas casas das pessoas”, frisou.Para a ação deste sábado, além de 50 agentes de saúde e endemias, também se somaram 80 agentes de limpeza pública da capital. A participação dos garis e margaridas no Plano de Intensificação de Combate ao Aedes aegypti é inédita na Prefeitura de Aracaju e também foi idealizada por Edvaldo. “Os agentes de limpeza conhecem a nossa cidade como a palma da mão, então a presença deles é muito importante. Com conhecimento, eles podem ser grandes aliados nessa luta. Aproveito para agradecê-los porque eles não pararam um só dia durante as fortes chuvas. Também agradeço a todos os agentes de saúde e endemias pela dedicação no trabalho de combate ao mosquito da dengue. É fundamental que mobilizemos a todos. Tudo isso colabora e ajuda a evitar que tenhamos focos na cidade de Aracaju”, ressaltou.
Edvaldo também reforçou que a população deve ser outra grande aliada na luta contra o Aedes. “Aproveito para pedir para você, meu amigo e minha amiga, que preste atenção na sua casa. Não deixe acumular água, cuide dos vasos de plantas, trocando a água regularmente, não acumule pneus, mantenha os reservatórios limpos, faça sempre esse trabalho porque com ele você está ajudando a Prefeitura e a todos a combater esse mosquito que tem vitimado e matado tantas pessoas. A dengue está muito mais perigosa, porque ela está mais violenta e ataca principalmente as crianças entre 0 e 14 anos. Não vamos deixar esse mosquito vencer a guerra. Sejamos mais rápidos. É uma luta dura, mas vamos conseguir”, convocou o prefeito.
Plano de Intensificação
Lançado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no mês passado, o Plano de Intensificação de Combate ao Aedes aegypti possui cerca de 20 diretrizes. Entre elas estão os mutirões semanais, o envio de duas equipes de agentes às residências que se mantiveram fechadas de dia, durante a noite, das 19h às 22h, e a visitação de todas as escolas para eliminação dos focos. Também fazem parte a aplicação do fumacê costal, a realização, a cada dois meses, do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), seguindo recomendação do Ministério da Saúde, e o monitoramento quinzenal estratégico dos pontos de proliferação. Durante o mês de julho, a Prefeitura de Aracaju realizará mais dois mutirões, nos dias 20 e 27.
“O LIRAa mostrou um aumento para 2.6, o que significa que mais focos foram encontrados e em outros bairros aumentou a infestação. Passamos de dois para seis bairros com alto risco e aumentamos os números de notificações. Então isso fez com que o prefeito convocasse a todos e pedisse alerta máximo e é isso que a gente vem fazendo todos os sábados, com mutirões, intensificando também nos horários noturnos fazendo exatamente as casas que são encontradas fechadas durante o dia, intensificando o bloqueio de transmissão com a aplicação do fumacê costal e orientando a população para que elimine os focos, porque 80% dos encontrados estão nas residências. Principalmente nos bairros onde há acúmulo de água, pessoas com plantas em casa, casas fechadas, a gente vem intensificando essas ações de orientação, entrando nas residências, mostrando como descartar os focos e fazendo toda essa intensificação, em parceria com outras secretarias para que a gente possa baixar o índice”, pontuou a secretária da Saúde, Waneska Barboza.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos