Santana do São Francisco comemora emancipação
Cotidiano 06/04/2012 09h30Por Mirella Mattos
O município de Santana do São Francisco completa 23 anos de emancipação política nessa sexta-feira (06). Entretanto, para não desprestigiar o dia santo, o prefeito Ricardo Roriz organizou a celebração para o sábado (07).
A programação, segundo o prefeito, terá início às 13h, seguindo até às 20h, quando acontecerá uma missa festiva na Igreja Matriz. Entre as atrações da festa, estão o cantor Adauto e as bandas Seaway e Nativa.
Histórico
Conforme informações prestadas pela Secretaria de Turismo de Sergipe, o nome ‘Carrapicho’, dado ao antigo povoado, que fazia parte do município de Neópolis, tem a sua origem baseada em uma planta que era comum na localidade.
Foi um pároco de Neópolis que sugeriu a mudança de nome para Santana do São Francisco, em homenagem a Nossa Senhora Santana. Em 1962, um movimento no povoado fez com que dois anos depois fosse alçado à condição de município.
Mas esse status durou pouco tempo, já que o Golpe Militar, ocorrido no mesmo ano, suspendeu os direitos políticos do município e, com isso, Santana do São Francisco voltou a ser povoado, quadro que perdurou até a reforma da Constituição Brasileira, em 1988.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
