São Cristóvão sedia evento da V Semana do Turismo de Sergipe
Cotidiano 28/09/2011 12h13O segundo dia da programação da V Semana do Turismo de Sergipe aconteceu na cidade de São Cristóvão. A Igreja Nossa Senhora do Carmo recebeu nesta terça-feira, 27.09, turismólogos, alunos do curso de turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e representantes do trade turístico de Sergipe para um evento com o tema A Moldura da Praça São Francisco – Patrimônio da Humanidade.
Ao explicar que os monumentos são testemunhos preciosos do passado e que devem ser respeitado por seu valor histórico, Thiago Fragata, especialista em história cultural e diretor do Museu Histórico de Sergipe (MHS), relatou um pouco da trajetória do processo que reconheceu a Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. “Este título de bem patrimonial é de relevância mundial. É bom sempre lembrar que os monumentos ao redor da praça fazem parte do patrimônio humano e, aqueles que os detêm, são encarregados de sua proteção e têm a responsabilidade e obrigação de conservá-los. Os futuros turismólogos devem olhar os elementos que circundam a praça e que muitas vezes passam despercebidos”, disse.
O historiador ressaltou também a importância dos monumentos históricos como patrimônio cultural de um povo. Fragata acredita que só com educação haverá a conservação do patrimônio. “Para manutenção e conservação destes bens é essencial que exista consciência da população local da importância e riqueza de seu patrimônio para que não aconteça a desvalorização do patrimônio histórico e turístico da cidade. A forma mais eficaz de preservação do patrimônio cultural é através da educação patrimonial, onde a população adquire consciência de seu papel de guardador de suas relíquias”, explica.
Segundo o especialista, a participação da comunidade nas tarefas de preservação patrimonial é imprescindível para que não haja perda da memória cultural da comunidade. “Não foi apenas São Cristovão que recebeu um título, mas o Brasil como um todo. E, para que não ocorra a sua destruição, o país deve estar integrado às políticas de conservação do patrimônio histórico”.
Como parte da programação da V Semana de Turismo de Sergipe, os participantes também tiveram a oportunidade de realizarem um city tour ao Centro Histórico de São Cristóvão.
Confira a programação completa da V SEMANA DO TURISMO DE SERGIPE www.turismosergipe.net


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos