São Francisco cria Secretaria Municipal de Cultura
Cotidiano 25/05/2012 09h40
Mais uma vitória para a cultura sergipana. A partir de agora o município de São Francisco conta com uma pasta específica para as ações voltadas para a cultura: a Secretaria Municipal de Cultura. Essa é mais uma conquista da secretária do Estado da Cultura, Eloísa Galdino, que em outubro do ano passado foi até o município para tentar sensibilizar a administração municipal sobre a importância da criação da pasta.
“Estamos muito felizes por ter conseguido despertar no gestor municipal essa preocupação com a cultura. A cultura de uma forma geral vive um momento muito bom e é preciso que os administradores públicos percebam a importância da criação de uma pasta específica para gerir o setor. A cultura sergipana só tem a ganhar com isso”, destaca a secretária.
À frente do Departamento de Cultura do município desde 2009, o atual secretário de Cultura, Cícero Ferreira, entende a importância da criação da pasta e, por isso, foi o maior incentivador desta ação da prefeitura. “O prefeito entendeu, através do apoio da secretária Eloísa, que a cultura tem que ser discutida de igual para igual com as demais pastas”, ressalta o atual secretário de Cultura do município.
Outro aspecto importante da criação, ressaltado por Cícero, é que o município passa a dialogar com a política que vem sendo adotada a nível federal e estadual, através de ações de institucionalização da Cultura. O próximo passo, segundo ele, será a criação do Conselho Municipal de Cultura e a elaboração da proposta de minuta do Plano Municipal de Cultura.
Dentre as ações que já estão sendo planejadas para o mês de junho pela recém criada Secretaria Municipal de Cultura estão: os Festejos Juninos do município e a realização de um Fórum de Cultura. Neste evento serão escolhidos os membros que irão constituir o Conselho Municipal de Cultura. “Para mim é um ato fundamental ter o Conselho constituído. Quero que a sociedade civil me ajude no processo de gestão da cultura do município”, enfatiza.
Com a criação da Secretaria de Cultura, o município caminha para a adesão ao Sistema Nacional de Cultura e serve como modelo para os demais municípios sergipanos que ainda não possuem pastas específicas para a cultura.
“São Francisco é um município com três mil habitantes que entende a Cultura como um eixo estratégico de desenvolvimento da sociedade. Com a criação da secretaria, a cultura passa a ser entendida como política pública e passa a ter tanta importância quanto as demais pastas”, finaliza Cícero.
Fonte: Divirta-se

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
