Sarampo: 1ª etapa da Campanha de Vacinação termina nesta sexta
Crianças entre seis meses e menores de cinco anos devem ser vacinadas Cotidiano | Por Agência Sergipe 25/10/2019 06h23 - Atualizado em 25/10/2019 06h46A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou no dia 7 de outubro e teve o seu 'Dia D' no último sábado (19). A 1º etapa termina nesta sexta- feira (25), para crianças entre seis meses e menores de cinco anos. A gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Sândala Teles, informa que a 2ª etapa da Campanha começará em 18 de novembro e se estenderá até o dia 30 do mesmo mês, o qual será, também, o dia ‘D’. O público alvo, nesta fase, será a população de 20 a 29 anos.
“Nós ainda temos até sexta-feira, 17h, para que aqueles que não tiveram oportunidade de procurar a Unidade de Saúde no sábado, procurem nesta semana, para atualizar o esquema de vacinação da sua criança. O sarampo já está aí circulando, estamos tentando que ele seja bloqueado e que não ocorram mais casos em nosso estado. Para que a criança esteja livre do sarampo, ela precisa estar vacinada. É responsabilidade dos pais e mães proteger suas crianças, porque a única maneira de prevenção é a vacina”, disse a gerente.
O sarampo, caracterizado por febre, erupção avermelhada na pele e problemas respiratórios, é uma doença viral altamente contagiosa que pode deixar sequelas e, em casos graves, ser fatal. A transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreções expelidas pela tosse, espirro, respiração. O período de incubação, que é o tempo entre contágio e o aparecimento dos sintomas, tem, em média, 12 dias. Porém a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas, e o único meio de prevenção é a vacina tríplice viral que protege, também, contra a rubéola e a caxumba.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos