Saúde de Aracaju atendeu 3,7 mil pacientes durante feriado prolongado
Assim como na véspera do Natal, o dia com maior fluxo foi a véspera do Ano Novo Cotidiano | Por Agência Aracaju de Notícias 04/01/2021 15h20Durante o feriado prolongado do Ano Novo, a rede de Saúde de Aracaju realizou 3.793 atendimentos nos equipamentos que se mantiveram ativos. Por meio da Rede de Atenção Primária (Reap), entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro, as quatro Unidades Básicas de Saúde com atendimento exclusivo para casos de síndromes gripais ou suspeitos de covid-19 realizaram 1.253 atendimentos.
Atualmente, funcionam com atendimento restrito as unidades: Geraldo Magela (Orlando Dantas), Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e José Machado de Souza (Santos Dumont).
Assim como na véspera do Natal, o dia com maior fluxo foi a véspera do Ano Novo, quando foram registrados, nas quatro unidades, 485 atendimentos. No dia 31, as UBS Ministro Costa Cavalcante e Geraldo Magela tiveram maior movimentação, acolhendo 169 e 162 usuários, respectivamente.
“Os três primeiros dias do ano já registraram uma leve queda. Nas quatro unidades de referência, foram atendidas 159 pessoas no dia 1º; 382 no dia 2; e 227 atendimentos no dia 3. Esse cenário foi bem parecido com o feriado prolongado do Natal, mas vale ressaltar, também, que boa parte desses atendimentos registra sintomas leves, sem necessidade de encaminhamento para unidades hospitalares da rede municipal de saúde”, explica a assessora da Rede de Atenção Primária (Reap), Karlyane Gois.
Rede de Urgência e Emergência
As Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva funcionaram com plantões de 24h nos quatro dias de feriado prolongado. As duas unidades, juntas, atenderam a 2.540 pacientes.
Na UPA Fernando Franco, somando os atendimentos Clínico, Pediatria, Ortopedia, Odontologia e o atendimento no contêiner, para casos de síndromes gripais ou suspeitos de covid-19, entre 31 de dezembro e 3 de janeiro, foram 1.230 pessoas atendidas.
Nesse mesmo período, a UPA Nestor Piva acolheu a 1.130 pacientes, totalizando os atendimentos Clínico, Ortopedia, Cirurgia e no contêiner, onde também são recebidos usuários com sintomas de síndromes gripais ou suspeitos de covid-19.





