Saúde oferece transporte gratuito para pacientes
Cotidiano 23/02/2012 13h12
Para facilitar o deslocamento de pacientes até uma Unidade de Saúde e qualificar a assistência aos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece o Transporte Social para toda a cidade. O serviço existe há nove anos e pertence à Rede de Urgência e Emergência da SMS com a função de transportar pacientes acamados, ou que tenham alguma dificuldade para se locomover.
A maior procura do serviço é por pacientes que realizam os tratamentos de hemodiálise ou de fisioterapia. Em 2011, foram atendidos 4.105 usuários, com um total de 31.084 remoções. Treze veículos, entre eles ambulâncias tipo A e carros utilitários, que se alternam em até três turnos para atender às necessidades da população.
De acordo com a gerente do Transporte Social, Maria Amália Salmeron, o serviço acontece por meio de cadastro e agendamento prévio de até 15 dias, para que seja organizado um cronograma de trabalho e assim atender o maior número de pacientes.
“Preferencialmente atendemos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), mas não deixamos de fora as pessoas que tenham algum plano de saúde e não tenham condições para a condução. O agendamento ocorre em horário comercial pelo telefone 3179-1049 ou mesmo pessoalmente no setor, situado à rua Porto Alegre, s/n, bairro Siqueira Campos, na base do Samu Municipal”, explica a coordenadora.
Maria Amália esclarece ainda que os veículos para a fisioterapia funcionam de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h; já para casos de hemodiálise, atende-se de segunda a sábado das 05h às 23h e para os casos de altas médicas e transferências entre hospitais de pacientes hospitalizados com risco pequeno ou que não apresentem risco de complicação durante o transporte, ele acontece de segunda a segunda das 07h às 24h. Para todas as remoções, o paciente tem o direito a um acompanhante.
Transportando quem precisa
O usuário do SUS, Carlos Martins é cuidador da irmã, que após uma operação precisou fazer fisioterapia. Ele disse que aprova a eficiência do serviço. “Já utilizo o Transporte Social há um ano e meio, para as diferentes clínicas que minha irmã precisa ir. Confesso que este é um ótimo serviço, pois se não fosse assim, nós não teríamos dinheiro para pagar um táxi todas às vezes. O serviço atende quem precisa”, afirma Carlos Martins.
Para a aposentada Maria da Silva, de 73 anos, que desde o mês de setembro utiliza o serviço municipal, esse transporte é muito favorável, tanto para os usuários do SUS como para os que têm planos de saúde e precisam recorrer ao serviço, como foi o seu caso. “Nunca faltei e nem cheguei atrasada a nenhuma consulta por causa dos motoristas, que inclusive são muito atenciosos, aprovo essa ação da SMS”, disse.
Para o prefeito em exercício, Silvio Santos, o acesso à saúde é um direito básico constitucional de todos os aracajuanos e nós da gestão trabalhamos nas diferentes frentes para que o cidadão consiga ser bem atendido e trate da saúde adequadamente, sem faltar às consultas. “Estamos avaliando agora a possibilidade de ampliar mais o serviço”, finaliza.
Fonte: SMS


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos