Saúde reativa posto policial no Huse
Cotidiano 10/07/2012 10h52
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o comando da Polícia Militar (PM), reativou o posto policial localizado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O local de vigilância, que fica em frente ao pronto-socorro, passou a funcionar com equipes, que se revezam por turno.
“Nós queremos que as pessoas tenham segurança e a intenção é que qualquer problema que haja no hospital seja resolvido o mais rápido possível, dando mais segurança a usuários e servidores", falou o secretário estadual da Saúde, Sílvio Santos.
Segundo o assessor de Comunicação da PM, o capitão Charles Victor dos Santos, a parceria é fruto de uma solicitação do secretário Silvio Santos ao comandante geral da corporação, o coronel Maurício Iunes. “A Polícia Militar disponibilizou, através de parceria com a SES, oito policiais militares, em esquema de plantão. Em cada turno, haverá dois policiais, diariamente. São quatro equipes com dois agentes, tanto nos dias normais, como aos sábados, domingos e feriados”.
O chefe de segurança do Huse, José Carlos Ferreira Lima, fala da importância da presença de policiais, além dos seguranças que trabalham no hospital. “Como temos uma área externa extensa e um fluxo grande de pessoas, temos situações que precisamos do auxílio do posto. Então, essa parceria com o comando da Polícia Militar vai proporcionar uma segurança maior ao hospital”, disse.
Para o técnico de enfermagem, José Alberto dos Santos, a reativação da guarita é um apoio necessário que chega em um momento importante. “Acho viável a instalação do posto policial principalmente aqui dentro do Pronto Socorro, local onde tudo acontece. Isso vai dar mais proteção e segurança para funcionários e pacientes”, afirmou.
O assistente administrativo, Alex Moura, trabalha na recepção do pronto socorro e diz já ter presenciado algumas situações que necessitaram da intervenção de um policial militar. “Tenho certeza que vai ser positiva a chegada do posto policial. Só vai acrescentar e somar no trabalho que é desenvolvido aqui na unidade”, destacou.
De acordo com a paciente Marina Vasconcelos, 26, a implantação de um posto policial no Pronto Socorro do Huse traz mais segurança aos usuários. "Fiquei surpresa com essa novidade e sei que as pessoas se sentem mais tranquilas tendo policiais por perto, afinal a gente nunca sabe o que pode acontecer", declarou.
Para João Neto, 63, a presença da polícia é fundamental. "Acho muito bom. O pessoal e os trabalhadores ficam mais seguros e sossegados com esse posto", aponta.
Foto: Fabiana Costa/SES

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
