Saúde reduz de 18 para 16 anos idade mínima para cirurgia bariátrica
Na faixa de 10 a 19 anos, 21% dos brasileiros já têm excesso de peso Cotidiano 11/10/2012 18h15Por Sílvio Oliveira
No Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, lembrado nesta quinta-feira (11), o Ministério da Saúde informa que reduzirá de 18 para 16 anos a idade mínima para realização de cirurgia bariátrica no Sistema Único de Saúde (SUS), nos casos em que haja risco de morte para o paciente. Mesmo assim, a médica endocrinologista Naira Horta Melo alerta que a educação alimentar e a prevenção na fase que se inicia depois dos seis meses de amamentação é bastante importante para ter menos adultos obesos.
Naira Horta se diz alarmada com os últimos estudos científicos, quanto apontam que para cada três crianças entre 5 e 9 anos, uma está obesa. “Prevenção de sobrepeso e obesidade é de todos: escola, pais, professores. A cirurgia bariátrica não é a primeira opção. Existem pré-requisitos, dois anos de insucesso no tratamento, mudança de hábito”, informa.
Quanto ao Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, a médica lembra que foi criado pela Sociedade Latino-Americana de Combate à Obesidade, para levar prevenção à comunidade, mas que esse movimento deve ser lembrado antes do carnaval, antes da Páscoa e sempre. “Não devemos esperar o dia para lembrar que devemos prevenir a obesidade”, alerta.
Mudanças da redução pelo SUS
O Ministério da Saúde tomou a decisão com base em estudos que apontam o aumento da obesidade entre adolescentes. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2009 (POF) indicam que, na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso. Em 1970, o índice era 3,7%.
O governo anunciou ainda a inclusão de exames e de técnicas cirúrgicas para redução de estômago, denominada de gastroplastia vertical em manga (sleeve).
Na cirurgia plástica reparadora pós-operatória, além da oferta da cirurgia plástica reconstrutiva do abdome para correção dos excessos de pele (chamada de dermolipctomia abdominal), a rede pública deve passar a oferecer também o procedimento que inclui a intervenção na parte posterior do tronco.
Entre as diretrizes vigentes que não vão sofrer mudanças está o Índice de Massa Corporal (IMC) indicado para realização da cirurgia bariátrica, que deve ser maior que 40. O procedimento também pode ser realizado em pacientes com IMC entre 35 e 40 que apresentem diabetes, hipertensão, apneia do sono, hérnia de disco e outras doenças agravadas pela obesidade.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
