Sebrae realiza 4ª Semana do Empreendedor Individual
Cotidiano 02/07/2012 15h55

Por Míriam Donald

Realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), a 4ª Semana do Empreendedor Individual teve início nesta segunda-feira (02) e segue até sábado (07) em todo o país. Aqui em Aracaju, o espaço do Sebrae está montado na praça General Valadão, no centro, onde os empreendedores podem formalizar seus negócios e participar de atividades, tudo gratuitamente.

Para atender ao público, foi instalado um espaço segmentado em um local de fácil acesso e grande movimentação com o objetivo de proporcionar melhor serviço e orientações referentes aos empreendedores.  Segundo a gerente de atendimento individual do Sebrae, Ângela Souza, há orientações sobre benefícios, vantagens e obrigações, além da novidade dos minicursos , oficinas e palestras.

“Os parceiros estão envolvidos em todo esse processo para oferecer os serviços. A Prefeitura de Aracaju (PMA), Secretaria da Fazenda, Adema e agentes financeiros de microcrédito também estão presentes para prestar informações e o INSS, que dará informações referentes aos benefícios das pessoas”, explica.

Serviço

De acordo com Ângela Souza, o evento pretende atender um número de 3 mil pessoas, sendo que devem formalizar em torno de 800 empreendedores e a capacitar aproximadamente 300. “Para essas capacitações, o Sebrae utiliza um dos seus programas chamado ‘Sebrae Empreendedor individual’, minicursos que oferecem na prática como a pessoa pode fazer, planejar, organizar suas vendas e suas compras”, diz.

Cada oficina tem duração de três horas e o participante recebe material didático. “Aprender do ponto de vista teórico e do ponto de vista prático como ele pode fazer isso”, resume Ângela.

A gerente afirma que, no ano passado, a demanda pelo evento foi grande e, com isso, o Sebrae aumentou a quantidade de pessoas trabalhando, já que mais de 18 mil pessoas foram formalizadas no estado. “Nós temos percebido um crescimento grande. A cada ano, temos praticamente dobrado o número de empreendedores individuais e de 2009 para cá, passamos de 18,4 mil pessoas já formalizadas. Isso mostra que tem muita gente que já tem uma atividade na informalidade e percebe que vai ser um benefício para ele passar a ter o seu CNPJ, acesso aos benefícios de INSS, pagar o imposto reduzido e tudo isso de uma forma mais fácil”.

Interessados que querem fazer consultas e reservas devem ir ao local ou podem ligar para o número 0800 570 0800.

 

Foto: Míriam Donald

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos