Secretaria da Saúde negocia fim da greve dos médicos de Aracaju
Após mais de 100 dias paralisados, trabalhadores decidem rumos da mobilização nesta sexta-feira Cotidiano | Por Agência Aracaju 08/11/2018 19h33A secretária da Saúde da capital, Waneska Barboza, se reuniu com os representantes do Sindicatos dos Médicos de Sergipe (Sindimed) para negociar a volta dos profissionais em greve aos postos de trabalho das Redes Especializada e de Atenção Básica. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (08), na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Durante a conversa, a proposta feita pela SMS foi de que os profissionais compensem o número de atendimentos deixados de ser realizados durante a greve.
“Para isso, foi sugerido que o pagamento retroativo das consultas seja feito mediante o atendimento dos pacientes prejudicados. Inicialmente, esperamos que a compensação seja feita dentro dos próximos seis meses, a fim de que as consultas extras não sejam prejudicadas em termos de qualidade, mas tudo vai depender de cada profissional, pois existem algumas variáveis”, destacou a secretária.
Com base nessas variáveis, como as diferentes especialidades médicas, por exemplo, a SMS deve pactuar com cada médico separadamente o quantitativo de consultas extras que serão realizadas até a completa quitação da demanda reprimida gerada pelo movimento grevista.
“Vamos repassar a média do número de atendimentos ao Sindimed, e estamos abertos a considerar o número da falta de atendimento de cada profissional. Com isso, cada médico deverá atender, no mínimo, dois pacientes a mais por dia trabalhado, considerado o que já era produzido normalmente antes da paralisação, sem prejuízo do atingimento da meta individualizada no prazo de 6 meses”, complementou Waneska.
Para o presidente do Sindimed, João Augusto, a reunião foi positiva, uma vez que ela demonstrou ser um primeiro passo para diminuir a tensão gerada durante os últimos meses entre os profissionais que estavam em greve.
“Avaliamos a reunião como positiva, pois ela quebra a tensão que existia entre a gestão e a categoria. De agora em diante, com a aproximação do término do litígio, espero que possamos manter um relacionamento mais harmonioso. Com esse encontro vemos a possibilidade real de término da greve sem muito dano à categoria e à população”, ressaltou o presidente.
Nesta sexta-feira (09), o Sindimed fará uma assembleia para colocar em votação o término oficial do movimento paredista dos médicos em Aracaju, e para repassar todas as propostas negociadas com a equipe diretiva da SMS.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos