Secretaria da Saúde registra cinco casos de Influenza em Sergipe
A expectativa da pasta é vacinar 506.173 pessoas em todo o Estado Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 16/04/2019 08h34 - Atualizado em 17/04/2019 08h47Com o objetivo de prevenir a população contra a Influenza, há uma semana o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, lançou a campanha de vacinação buscando atingir 58,6 milhões de pessoas entre os dias 10 de abril e 31 de maio. A medida contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.
Neste ano, até 23 de março, segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sergipe registrou três casos de influenza B, um caso de Influenza A H1N1pdm 09 e mais um caso de Influenza A H3N2 sazonal.
Por isso, foram enviadas 607.500 doses da vacina para o Estado, que tem 558.454 pessoas dentro do público considerado alvo. A campanha prioriza as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Na primeira fase, que se estende até o próximo domingo (21), crianças de um a seis anos, gestantes e púerperas fazem parte do grupo prioritário. A Secretaria ainda não divulgou a parcial de pessoas vacinadas na primeira fase.
A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra influenza se estenderá também aos demais públicos-alvo da campanha, que são: trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional, além das gestantes e crianças de seis mese a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). O dia D de mobilização, em que postos de todo o Brasil estarão abertos, será no dia 4 de maio.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estabeleceu que a meta mínima de vacinação é de 90%, o que corresponde ao total de 506.173 vacinações.
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa que pode levar ao agravamento e à morte. É transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.
A vacina
A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem o imunobiológico, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos