Segrase é credenciada com Autoridade de Registro
No evento também foram comemorados os 117 anos do Diário Oficial Cotidiano 24/08/2012 21h34Por Míriam Donald
Sergipe, agora, conta com o serviço da Autoridade de Registro (AR), que foi lançado, nesta sexta-feira (24), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no qual, a Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) foi credenciada para fins de certificação digital pela Infraestrutura de Chaves Públicas (IPC), instituição ligada à Casa Civil da Presidência da República. A solenidade serviu também para celebrar os 117 anos de funcionamento do Diário Oficial de Sergipe.
A Autoridade de Registro tem a responsabilidade de exercer a auditoria e o controle dos documentos certificados que são publicados na internet no país. De acordo com o governador Marcelo Déda, os 117 do Diário Oficial representa o reconhecimento do Governo do Estado e da Sociedade aos serviços prestados ao longo de mais de um século. “É uma ferramenta da transparência e um jornal que cumpre o papel de oficializar os atos e de oferecer à sociedade a oportunidade de oferecer todos os atos praticados pelo poder público”, diz.
O governador explica ainda é um momento de modernização e atualização tecnológica. “A perspectiva é que nós acabemos com edição de papel. Apenas alguns números serão tirados em papel para serem arquivados no poder judiciário no arquivo público e em outras repartições”, afirma.
Para o presidente da Segrase, Jorge Carvalho do Nascimento, como vários negócios são realizados pela internet, assinaturas, contratos e negócios bancários é necessário ter segurança. “Os certificados digitais darão mais segurança aos negócios realizados pela internet”.
Entenda
Com poder de autenticar assinaturas e documentos digitais, o sistema vai desburocratizar a publicação de atos oficiais e registros de documentos. Uma autoridade de registro, é uma entidade que verifica os dados do solicitante de um certificado digital, que é a nova forma de assinatura do documento com reconhecimento de autenticidade, principalmente dos documentos virtuais.
Dos benefícios trazidos evitam fraudes e falsificações, distância física e possibilita um maior número de serviços eletrônicos. Na prática, equivale a uma carteira de identidade virtual ao permitir a identificação de uma pessoa por meio digital quando enviada uma mensagem ou transação pela rede mundial de computadores que necessite de validade legal e identificação inequívoca. Ele contém dados do seu titular, tais com nome, identidade civil, e-mail, telefone e nome da assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu além de outras informações.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
