Segurança em bancos deve virar tema de fórum
Cotidiano 17/12/2012 10h50

Por Elisângela Valença

Na manhã desta segunda-feira (17), aconteceu o primeiro debate sobre segurança bancária de Sergipe. A iniciativa foi do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE). Representantes do SEEB/SE, bancos públicos e privados, vigilantes, empresas de vigilância estiveram presentes. O comando da Polícia Militar de Sergipe não participou da reunião por causa da rebelião no presídio de Nossa Senhora de Glória (confira matéria do Portal F5 News Policial recebe tiro de escopeta durante rebelião em presídio).

“A nossa ideia é criar um seminário sobre segurança bancária e instituir um fórum com todos os entes envolvidos para poder virar este jogo”, disse José Souza, presidente do SEEB/SE. De acordo com dados levantados pelo Sindicato dos Bancários, Sergipe teve dezessete assaltos a bancos em 2012. Um vigilante foi morto num destes assaltos (confira matéria no Portal F5 News Polícia detalha prisão de quadrilha que assassinou vigilante em Salgado).

Segundo ele, todo esse clima de insegurança torna o banco um ambiente insalubre para o trabalho. “O medo acaba causando afastamentos por doenças, traumas, não só para o bancário, mas para outras categorias que também trabalham em bancos”, disse Souza.

O presidente do SEEB/SE reforça ainda a necessidade de se revistar a legislação. “A lei que trata da segurança nos bancos é de 1983. Hoje, a realidade é completamente diferente. A legislação precisa ser atualizada e cumprida. Temos uma lei municipal que obriga as agências bancárias a terem portas giratórias e ainda há bancos que não possuem”, explica Souza, salientando a predileção de bandidos por assaltarem agências com menos dispositivos de segurança.

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) é um dos bancos que descumprem a lei e é também o que sofreu o maior número de assaltos. Em 2012, em Sergipe, foram onze assaltos ao Banese, quatro ao Banco do Brasil, um ao Itaú e um ao Bradesco. Nenhuma das agências do Banese possui porta giratória com detector de metais. Esta realidade começa a mudar a partir de hoje.

“Todas as 62 agências e os dez postos de atendimento do Banese contarão com portas giratórias e a primeira está sendo colocada hoje, na agência do bairro Santos Dumont”, disse a diretora de Administração e Tecnologia do Banese, Avilete Ramalho. Segundo ela, a instalação acontece em duas etapas. Na primeira, 31 agências recebem o equipamento. “Após as férias coletivas da empresa responsável, teremos a segunda etapa”, explicou Avilete.

A diretora informou ainda que o Banese fará uma campanha educativa para conscientizar colaboradores e clientes para a necessidade das portas. “Sabemos que, em alguns momentos, o equipamento traz algum tipo de restrição, mas é necessário para a segurança de todos”, explicou.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos