Seguranças do shopping são acusados de novos casos de violência
Cotidiano 14/02/2012 07h05

Por Márcio Rocha

Depois da agressão seguida de morte do motorista Leidson Reis, de 38 anos, que teve sua coluna cervical quebrada, após ação dos seguranças do shopping Jardins, mais casos de violência praticados pelos seguranças começam a surgir.

Na manhã de hoje (14),  José Ednaldo, pai do jovem Wendell Gardner, de 20 anos, relatou o espancamento que seguranças do shopping Jardins promoveram contra seu filho e o amigo Fernando Mendonça, de 19 anos. José disse que os seguranças agrediram seu filho, o acusando de ladrão, sendo que a mercadoria comprada estava com nota fiscal.

O jovem foi jogado em um colchão recheado com brita e a tortura começou. Wendell sofria danos físicos dobrados, por cada pisão recebido, por conta da brita que lhe feria as costas, braços e rosto, quando tentava se proteger dos chutes desferidos pelos seguranças.

Segundo o pai, Wendell ficou quase um mês sem andar, após a agressão sofrida. O rapaz ainda tem lembranças da tortura sofrida em agosto de 2011. Quando soube da morte de Leidson, entrou em pânico e lembrou do que poderia ter lhe acontecido. Segundo o pai, Wendell comenta que poderia ter sido morto pelos seguranças.

Até hoje, Wendell Gardner sofre com problemas oriundos do espancamento. As pancadas sofridas, em sua maioria, eram nas regiões com tendões, o que lhe provocou danos motores.

Alerta

A vereadora Simone Góis havia alertado em pronunciamento na Câmara Municipal sobre a conduta dos seguranças do shopping Jardins. “Se realmente o papel deles é dar seguranças, os nossos jovens estão desprovidos de tudo, porque um filho, que a gente pensa estar guardado e seguro no shopping, enfrenta uma situação dessas? É uma preocupação de quem é mãe. De quem é parlamentar. Não poderia deixar de falar sobre isso”, lamentou a vereadora.

Omissão

Em outra oportunidade, a segurança do shopping mostrou omissão. No mês de março de 2011, em um incidente envolvendo um delegado de polícia, que sacou uma arma dentro de uma das lojas do complexo comercial, a segurança se mostrou omissa e não agiu diante da situação. Chamaram polícia para controlar a situação.

Condenação

Um caso similar de agressão por parte de segurança de shopping aconteceu no estado do Ceará. O Maracanaú Shopping foi condenado a pagar R$ 15 mil de indenização contra um homem que foi espancado por um segurança.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos