Sem alcançar metas, Educação de Sergipe comemora avanço do Ideb
Educação visa acelerar processo de contratação do magistério para suprir lacunas futuras
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 04/09/2018 12h00 - Atualizado em 04/09/2018 12h05

De acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Estado de Sergipe continua entre os que têm as piores notas no Brasil. O índice é divulgado a cada dois anos - a última havia sido referente ao ano de 2015 e, agora, os dados de 2017. Notas do Ensino Fundamental ficaram longe da meta estabelecida.

Mesmo com a colocação ruim, o Estado comemora por ser um dos que mais ganhou na aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática no Ensino Médio.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Josué Modesto, esse é um motivo a ser comemorado e os resultados são consequência de políticas implantadas a longo prazo. “Temos uma qualificação docente bem capacitada nas nossas redes estaduais e municipais, com atuação na sua área de formação”, disse.

O estudo denominado de Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb/ 2017) aponta ainda que, no 9º ano do Ensino Fundamental, Sergipe figura entre os 16 estados que ganharam na aprendizagem também da Língua Portuguesa e da Matemática, com mais pontos que a média nacional.

Apesar dos avanços dos indicadores, Sergipe não alcançou algumas metas previstas pelo Ministério da Educação. Nos anos iniciais (4ª série / 5º ano), a nota alcançada foi 4.1, o projeto para o ano era de 4.3. Já nos anos finais do ensino fundamental (8ª série / 9º ano) a nota alcançada foi de 3.4, bem longe dos 4.2 projetados para 2017.

Josué Modesto afirma que há realmente um distanciamento entre notas atingidas e previstas. Para resolver o problema, o secretário indica a necessidade de persistir no que vem dando certo.

“Considero importante ter uma substituição rápida nas lacunas surgidas nas ofertas das disciplinas através da contratação de professores substitutos e de processos ágeis de contratação e continuar essas políticas de ampliação de carga horária. É uma constatação no mundo inteiro, nossa carga horária é insuficiente”, afirma o secretário.

Modesto ainda chama a atenção para as taxas de matrículas universalizadas, ou seja, alunos estão matriculados, mas abandonam ou reprovam dentro do ensino fundamental. “Precisamos encontrar formas de acolher esses alunos que não estão tendo êxito. Por exemplo, atacar a defasagem de séries, ou seja, nossos alunos estão concluindo o ensino fundamental com idade avançada. Isso é muito ruim do ponto de vista psicológico e pedagógico”, concluiu.

Ensino Integral

A meta do plano estadual é que metade das escolas atinja o tempo integral, atualmente são 42 escolas com a implantação, mas 39 delas funcionam em regime parcial. Somente os três Centros de Excelência funcionam integralmente.

“A meta é que, no próximo ano, uma parte já chegue ao terceiro ano, outras no segundo e assim sucessivamente”, disse Josué Modesto.

Plano

O Projeto de Lei cuja minuta a Secretaria de Estado da Educação (Seed) elaborou está na Casa Civil, para apreciação do Governo e, se aprovado, segue à votação na Assembleia Legislativa.

O PL pretende estabelecer, por meio de um processo público, um mecanismo mais ágil de contratação e o estabelecimento de cadastro reserva. O objetivo é que esses professores substituam outros em lacunas imprevisíveis.

Segundo o secretário, é possível quantificar a demanda de profissionais nas escolas. “Estamos fazendo um comparativo entre turmas e professores disponíveis, há áreas cuja escassez de professores é conhecida localmente e nacionalmente, como artes, sociologia, filosofia, física, química, entre outras. Queremos estimar a escassez com precisão e propor uma solução efetiva junto ao governo”, afirma.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos