Aracaju
Sem-teto continuam ocupando terreno da prefeitura
Cotidiano | Por F5 News 07/05/2018 17h50 - Atualizado em 07/05/2018 18h56

Representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) de Sergipe participam de uma reunião na tarde desta segunda-feira (07), com a diretoria da Secretaria Municipal da Assistência Social, para tratar sobre a ocupação de um terreno de propriedade da Prefeitura de Aracaju, na Coroa do Meio, zona Sul da capital.

O terreno foi ocupado no sábado (05) sob a alegação de que está abandonado e não cumpre a função social. O movimento ganhou o nome de “Ocupação Marielle e Anderson Vivem”.

Segundo o MTST, os ocupantes são em sua maioria, mulheres e crianças. “Pessoas da classe trabalhadora com emprego ou atualmente sem trabalho algum, e que em comum não têm mais como pagar aluguel” e, que decidiram permanecer no local até que a Prefeitura sentasse para ouvir e negociar.

Ainda de acordo com o movimento,  ninguém ocupa um terreno ou uma construção abandonada porque quer, mas sim porque precisa.

Ainda segundo o Movimento, o terreno não cumpre a função social. “Na gestão passada, o terreno foi colocado à venda, mas a atual gestão não determinou sua destinação e neste sentido o MTST vem lutar para que o povo da periferia seja atendido em seu direito à moradia”, afirma.

Após mais de uma hora de reunião, entretanto, não houve avanços no diálogo. Os representantes da ocupação se negaram a informar à Prefeitura quantas famílias se encontram no local, dado prioritário para que a gestão possa definir ações de atendimento ao grupo.

Os representantes alegaram que só informariam o número de ocupantes se houvesse a retirada da presença da Guarda Municipal. Os gestores pontuaram que a Guarda permaneceria no local em cumprimento de sua função de resguardar o patrimônio público, mas sobretudo para assegurar a segurança das pessoas que ali se encontram.  
 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos