Aracaju
Sema identifica degradação ambiental em Área de Preservação
Além de queimadas, existia também uma área desmatada com plantios agrícolas
Cotidiano | Por Agência Aracaju 27/03/2019 08h23

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) promoveu uma fiscalização em Área de Preservação Permanente (APP), no bairro Jabotiana, zona Oeste da capital.  A ação foi realizada depois de analisar a procedência de denúncias de uma possível degradação ambiental na área. O diagnóstico do local foi constatado depois de utilizar a técnica de aerofotogrametria, por meio do uso de drone.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Augusto César Viana, a ferramenta captou informações geográficas necessárias para análise técnica ambiental do local. "Identificamos um clarão de quase 6.000 m² já desmatados. Diante do constatado, a Sema solicitou o apoio da Polícia Militar, através do Pelotão Ambiental, para garantir a segurança da equipe. Também foi solicitado o suporte da Emsurb, para nos auxiliar por meio da Coordenadoria de Poda e Supressão no acesso à área. O local é todo em mata fechada. O agressor, por exemplo, tinha acesso por meio de barco", explicou. 

A equipe de fiscalização da Sema constatou que, além de queimadas, existia também uma área desmatada com plantios agrícolas. "A gente encontrou na localidade um sistema de irrigação sofisticado, bombas de irrigação, poços artesianos e alojamentos com dormitórios e cozinha. Tinha plantio de melancia, maracujá, milho e tomate. A Sema apreendeu todo o material e destruiu toda a estrutura montada pelos invasores e a vegetação plantada de forma irregular", destacou o coordenador de Controle Ambiental da Sema, Etelvino Neto. 

Legislação

De acordo com a legislação, a atividade em áreas de preservação permanente desrespeita o disposto no Art. 4 da Lei Federal 12.651/2012 (Código Florestal) e no Art. 66 do Decreto Federal 6.514/2008. Neste Decreto, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, quem constrói, reforma, amplia e instala ou faz funcionar estabelecimento, obra ou serviço em áreas de proteção legais está sujeito à multa de R$ 5.000 à R$ 5 milhões de reais.

Parte das ações de fiscalização ocorre em decorrência das denúncias realizadas pelos cidadãos à Sema. A população pode entrar em contato pelos telefones (79) 3225-4151/ 3225-4178.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos