Semáforos apresentam problemas rotineiros em Aracaju
SMTT espera resolver problema com semáforos inteligentes Cotidiano | Por Saullo Hipolito 06/08/2019 13h30 - Atualizado em 06/08/2019 19h26Em dias de chuva, como os vividos recentemente no estado de Sergipe, uma situação chama a atenção: os semáforos. Responsáveis pela organização do fluxo do trânsito, eles têm apresentado problemas frequentes e geram transtornos, principalmente nas grandes avenidas, em horários de pico. O fluxo se perde e o trânsito fica desordenado. Apresentados como solução para o problema, os semáforos inteligentes ainda não foram instalados.
A Superintêndencia Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) reconhece que os semáforos são fundamentais para a organização do trânsito. Segundo a órgão, quando um deles fica inoperante, os agentes de trânsito são chamados ao local para organizar o fluxo dos veículos até o restabelecimento do equipamento. Em caso de semáforos intermitentes - quando eles ficam piscando -, a população deve ligar para o Disque Trânsito da SMTT através do 118.
De acordo com a superintendência, uma das razões para o agravamento do problema em épocas de chuvas e ventos fortes, como os que têm ocorrido desde a noite da última segunda-feira (5), são as oscilações no fornecimento de energia. Quando não é possível que o restabelecimento seja feito pela equipe da SMTT, a Energisa é acionada.
Outra questão que também é apontada, e que tem acontecido com frequência, são os furtos dos cabeamentos dos aparelhos. De acordo com o órgão, os problemas têm sido solucionados por uma equipe semafórica própria, que atua na manutenção e reparos.
Quando questionada sobre os valores gastos com reparos dos equipamentos defeituosos, a SMTT não apresentou valores, mas disse que os maiores gastos são com reposição de cabeamentos por causa dos furtos.
Solução
O semáforo inteligente é visto com bons olhos pela superintendência. "Com a instalação e operação do sistema semafórico inteligente, esse problema será reduzido significativamente, já que os novos semáforos têm capacidade para funcionar até quatro horas sem energia elétrica", afirmou a assessoria do órgão.
Ainda de acordo com as informações passadas ao F5 News pela SMTT, o novo sistema semafórico inteligente está em fase de instalação e segue dentro da programação estabelecida. "Já foi feita, por exemplo, toda a parte de construção civil (como os cortes nas vias), lembrando que o sistema funcionará em 150 cruzamentos da capital e trará mais mobilidade para a cidade", afirmou a assessoria, que ainda ressaltou a previsão de implementação para o final deste ano.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos