Semana de Museus prossegue com diversas atividades
Cotidiano 17/05/2012 10h18
Desde o dia 14 de maio acontece em todo o Brasil a 10º Semana de Museus, e é claro que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) não deixaria de preparar uma programação toda especial para os sergipanos. Em Sergipe, o evento conta com exposições, palestras, mesas-redondas, shows musicais, além de visitas guiadas pelas quinze instituições museais do estado.
Nesta quinta-feira, 17, por exemplo, será o dia dedicado aos museus gerenciados pela Secult. Diversas atividades enriquecerão o dia como apresentações artísticas e importantes palestras como a que será apresentada na Biblioteca Pública, às 14h e que falará sobre “Os desafios da exposição de longa-duração do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe”.
Além desta palestra haverá ainda o lançamento da cartilha de educação patrimonial “O Museu de Arte Sacra de Laranjeiras e a Potencialidade do seu uso Educativo”, e uma ação educativa no Museu Histórico de Sergipe, com o tema ‘MHS: memórias, leituras e virtualidade. Blog experimental MHS e mostra audiovisual’.
Para a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana, essa programação é fundamental e enriquece ainda mais as atividades da Semana dos Museus. “É importante que nós façamos uma diversidade de ações, para que todos os museus sejam contemplados e a população tenha ações variadas e que principalmente, mostrem o trabalho que é realizado pelos museus em todo o Estado”, frisa.
Já na sexta-feira, 18, último dia do evento, acontecerá uma importante palestra no Museu da Gente Sergipana, com o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antônio Carlos Sartini, que falará sobre novas tecnologias, ações educativas e ações em Rede para as unidades museais. Uma programação voltada para a nova realidade em todo o país, e que chegou em Sergipe, com a inauguração do Museu da Gente.
Grupo musical
Além da programação acadêmica, alguns artistas engrandecerão a programação da Semana dos Museus. Dentre estes artistas está o grupo Tetraccorde, um quarteto de violões, composto por sergipanos, que divulga a literatura musical e busca enfatizar a produção de artistas locais.
O grupo, idealizado e coordenado pelo professor Luiz Alberto, estreou oficialmente no dia 2 de março deste ano na Sala de Concertos da Sociedade Filarmônica de Sergipe (SOFISE), e de lá para cá vem ganhando destaque pelos belos trabalhos instrumentais com violões que realizam.
Recentemente o grupo se apresentou em dois eventos apoiados pela Secult, o Festival Mangaba Instrumental, no dia 3 de maio, e nas comemorações do aniversário do Centro de Criatividade, 9 de maio. Na Semana de Museus o grupo estará se apresentando no dia 17 de maio, às 15h30 na Biblioteca Pública Epifânio Dória e com entrada é franca.
A semana
A 10ª Semana Nacional de Museus tem como tema escolhido pela Secult “Museus e Seus Desafios: Realidade Sergipana”, tema este, foi definido no intuito de nortear as discussões e palestras que ocorrerão durante o evento.
A partir da próxima semana, mesmo após o encerramento da Semana Nacional de Museus, a Secult continua com uma programação levando estudantes de diversas escolas à visitas guiadas nas unidades museais da Secult, uma ótima oportunidade de aprendizado fora do ambiente escolar.
Professores e coordenadores podem ligar para o número (79) 3179-1969 e agendar uma visita no Museu Histórico de Sergipe, localizado em São Cristóvão, ou nos museus Afro-brasileiro e de Arte Sacra e a Casa de Cultura João Ribeiro, que ficam em Laranjeiras. Vale lembrar que as visitas não serão cobradas e necessitam apenas de agendamento prévio.
Confira aqui a programação completa da Semana dos Museus.
Fonte: Divirta-se

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
