Semarh realiza consulta pública para a Política de Educação Ambiental
Cotidiano 23/10/2012 17h20Na manhã de hoje (23) integrantes da sociedade civil, professores, coordenadores, diretores de instituições de ensino do Estado, técnicos de diversos órgãos públicos bem como a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Sergipe (CIEASE) participaram da 10ª consulta pública referente à regulamentação da Lei nº 6.882, de 8 de abril de 2010, que prevê a implantação da Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA). O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).
A audiência pública teve como finalidadereunir diversos atores da sociedade do município pólo da Grande Aracaju para construir coletivamente o instrumento institucional legal que dará o direcionamento e o planejamento das estratégias e ações de Educação Ambiental para Sergipe. A política estadual está sendo coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Garantindo a participação popular no processo de gestão ambiental pública, possibilitando a descentralização e o compartilhamento entre o poder público e a coletividade, o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, afirma que a PEEA está em conformidade com os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) e a da Política Estadual do Meio Ambiente. “O objetivo é fortalecer, dinamizar e capilarizar as ações de Educação Ambiental no âmbito estadual. Proporcionando, assim, a sustentabilidade do Planeta para as futuras gerações”, frisa.
Para o a superintendente de Educação Ambiental da Semarh, Fátima Maynard, às audiências públicas que vem acontecendo desde julho deste ano são necessárias para levantar cenários e estratégias para construção de trabalhos e do diagnóstico socioambiental dos territórios, buscando assim o melhor desempenho da gestão na PEEA.
Ressalta que as ações sobre educação ambiental estão chegando cada vez mais em diversos lugares de Sergipe. “A partir dessa ampliação e divulgação sobre a regulamentaçãoda Política Estadual de Educação Ambiental, acredito, que a população sergipana acarretará o desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais bem como para atividades que levarão para toda a comunidade uma mensagem sobre a importância da preservação do equilíbrio ambiental”, afirmou.
A superintendente destaca ainda que após as realizações das audiências públicas, inúmeras pessoas que estão aderindo à regulamentação do decreto de forma positiva, estão enviando diversas contribuições para a consolidação do referido documento através do site da Semarh. “A participação destas pessoas no processo da regulamentação é muito importante, já que elas serão encaminhadas para o Fórum Estadual de Educação Ambiental que acontecerá no dia 11 de dezembro”, informa Fátima Maynard.
Para a técnica ambiental da Semarh, Tânia Ribeiro, que conduziu os trabalhos durante a manhã de hoje, a 10ª consulta pública foi um momento ímpar. “Estamos promovendo mais uma etapa para a regulamentação da Lei nº 6.882, de 8 de abril de 2010 com a participação de vários segmentos da sociedade, na qual solidificará ações voltadas para o meio ambiente, fazendo assim um elo entre os educadores bem como para a comunidade assistida”, disse.
Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
