Semarh recebe da ANA equipamento que prevê enchentes
Cotidiano 05/03/2012 14h25
Mediante acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) recebeu nesta sexta-feira, 2, equipamentos para instalação de nove estações telemétricas para implantar a sala de situação de alertas meteorológicos e hidrológicos e desastres naturais. Os equipamentos, que começaram a chegar, correspondem a um investimento de R$ 1 milhão.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a aquisição dos equipamentos representa avanços na prestação de serviços à população e economia do Estado por meio da utilização da tecnologia em favor do Meio Ambiente.
"Com a instalação desses equipamentos, serão permitidos, em tempo real, o monitoramente de eventos hidrológicos extremos, como secas e inundações, e especialmente, a previsão de cheias, evitando prejuízos matérias e perdas humanas", destacou o secretário.
Equipamentos
De acordo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, os novos equipamentos que foram disponibilizados pela ANA para o uso na sala de situação são de alta tecnologia e garantia da precisão de informação sobre clima e tempo.
"Não há dúvidas de que com o suporte do material investido na área de meteorologia, o monitoramento e a previsão do tempo serão melhor acompanhados e, consequentemente, a informação mais precisa à população, a exemplo de previsão de acidentes de eventos extremos de chuvas, situação que será alertada à defesa Civil", afirma.
Dos recursos, além de nove estações telemétricas, foram adquiridos ainda dois televisores 55' LCD; um projetor; uma tela 2 x 2 metros; uma impressora multifuncional laser colorida; um Plotter; quatro computadores, com dois monitores cada um; dois notebooks; um scanner automático; dez celulares; duas câmaras digitais fotográficas; um servidor; dois HDs.
O acordo da Semarh com a ANA para aquisição desses equipamentos foram firmados este ano, em Brasília, com a participação do superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, e o diretor João Carlos.
Estações
A rede de Monitoramento de Eventos Hidrológicos Críticos no Estado de Sergipe será instalada nas seguintes áreas: Colégio Agrícola (rio Poxim); Barragem Rio Poxim (rio Poxim); Fazenda Treme (rio Cotinguiba); Caminho do Rio ( 50169500) (rio Vaza Barris); Simão Dias (rio Caiça); Própria( a ser instalada pela CPRM-PE) (rio São Francisco); Pão de Açúcar ( a ser instalada pela CPRM-PE) (rio São Francisco); Porto da Folha (rio Capivara); e Salgado (rio Piauitinga).


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos