Seplag lança o Portal Observatório de Sergipe
Site disponibilizará o acesso a informações econômicas e geográficas Cotidiano 14/11/2011 11h24Por Fernanda Araujo
Foi lançado na manhã desta segunda-feira (14), na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) por meio da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes), o Portal Observatório de Sergipe. O site vai disponibilizar o mapeamento do Estado, além de trazer informações demográficas, econômicas e estatísticas da população sergipana.
Na oportunidade, o secretário da Seplag, Oliveira Júnior, destacou os benefícios do Observatório. “Em alguns produtos é o primeiro do país, por exemplo, somos o primeiro Estado que disponibiliza o mapeamento de todos os 75 municípios, todos eles foram fotografados, com fotografias aéreas que permitem o nível de precisão muito grande e que pode ser solicitado o ‘download’ em CD à Supes. Com isso, os prefeitos podem formular planos diretores para a cidade, podem fazer planejamento de riscos ambientais, enfim, com esse material eles têm informações para engenharia, projetos que precisam levar em conta os relevos do município. É um conjunto de informações muito rico que permite também que os municípios façam o seu planejamento.”
Para o secretário, a proposta facilita a interação das informações com o público. “É bastante simples. São coisas que fazem com que o estudante tenha interesse, porque o formato antigo é de tabelas e gráficos, um pouco cansativo, principalmente para a juventude que está acostumada com internet. Um material como esse atrai a atenção e facilita com que a ‘estudantada’ tenha o conhecimento integral do Estado. Os estudantes ou a população em geral poderão analisar, entender e diagnosticar a realidade de Sergipe.”
Oliveira Júnior analisa ainda: “É um método de abordagem que se utiliza de informações multidisciplinares. Fazem parte da equipe da Superintendência de Pesquisa e Estatística não só geógrafos, mas especialistas em várias áreas de conhecimento humano, como estatística, demografia e economia".
Portal
Ao todo serão disponibilizados 92 serviços. Entre eles, o portal está composto por dados socioeconômicos de Sergipe, onde a população poderá consultar e baixar pesquisas e ter acesso à situação da economia sergipana através de um painel de indicadores mensais; fazer um tour virtual por áreas mapeadas com recursos de tecnologia 3D (os óculos serão distribuídos a partir de novembro); consultar sobre o Produto Interno Bruto (PIB) da economia estadual e municipal; consultar mapas temáticos e cartogramas sobre demografia, produção agropecuária, planejamento e gestão de políticas públicas, recursos naturais, regionalizações e divisões territoriais; consultar o acervo cartográfico estadual e acompanhar a evolução diária dos principais índices e cotações para a economia nacional.
O site está em pleno funcionamento no endereço www.observatorio.se.gov.br.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos