Sergipanos desperdiçam quase 60% da água potável
Problemas como desmatamento, desperdício, poluição devastam rios Cotidiano 22/03/2012 16h35Por Fernanda Araujo
Problemas como desmatamento, desperdício, poluição, esgoto doméstico e industrial continuam devastando os rios. Os rios Sergipe, Poxim, Real e tantos outros que abastecem a população sergipana constantemente são agredidos pela devastação do ser humano. No Dia Mundial da Água, hoje (22), o superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Francisco da Rocha, aponta a necessidade de preservação das águas de Sergipe.
“Os rios Sergipe e Poxim, como são rios parte deles urbanos, estão muito impactados. É preciso que seja ampliada a rede coletora de tratamento de esgoto. Em Aracaju de 35% vai passar para 70%. Outra questão fundamental é reduzir o desmatamento e recuperar as áreas degradadas. Esse é um trabalho que a Semarh – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – vêm fazendo através do Programa Preservando Nascentes, onde alguns mananciais estão sendo recuperados”, explica.
Segundo o superintendente, em Sergipe há 58% de desperdício de água, quando o ideal seria 25%. No caso do São Francisco, Ailton esclarece que o rio está degradado, mas ainda sobrevive. “Apesar da degradação que também ocorre, está diluindo o problema. O rio está degradado, houve alteração na dinâmica, mas consegue sobreviver porque o regime hídrico não foi alterado. Mas, os rios estaduais são mais sensíveis, e qualquer alteração que ocorre pode comprometer a qualidade da água e a sobrevida desse manancial”.
Semana da água
Durante os dias 19 a 23 desse mês, a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Sergipe (Semarh) promove o V Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe no auditório da Codise, localizado no D.I.A. Palestras e minicursos envolvem o tema “Água, qualidade de vida”. Mesas redondas também discutiram questões jurídicas e institucionais com relação ao abastecimento de água e drenagem urbana.
Com a importância de levar água tratada e de qualidade a todos os sergipanos, Ailton Francisco diz que o Governo Federal em parceria com o Governo do Estado está implantando em Sergipe o programa Água para Todos, onde 8% da população que sofre com a falta de água serão beneficiados.
“Esses 8% são pessoas que vivem em comunidades dispersas, principalmente no meio rural. O programa ainda está iniciando, no primeiro momento está se identificando as principais fontes de abastecimento. Vão ser instaladas no mínimo mais dez estações de tratamento de água e a partir daí montar uma estrutura de carros pipas que vão ser monitorados e depois criar uma estrutura hídrica pra que as populações possam ter acesso à água permanentemente”.
Faça a sua parte
Para evitar o desperdício de água, veja algumas considerações que você pode trazer para os seus hábitos. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no banho, cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo.
Após se ensaboar, aproveite para fechar o registro. A água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. Para isso, deve-se colocar um balde ou bacia embaixo para armazenar aquela água. Ao escovar os dentes, escolha fechar a torneira e coloque a disposição um copo com água, a economia sobe para mais de 11,5 litros de água.
Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágue. Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
