Sergipe é o terceiro estado com pior nível de transparência sobre Covid-19
Levantamento feito pela Open Knowledge Brasil deixa o estado na 16º posição Cotidiano | Por Fernanda Araujo 17/04/2020 11h30 - Atualizado em 17/04/2020 12h25Sergipe está com nível baixo em relação à transparência e abertura de dados públicos do coronavírus, de acordo com o levantamento da Open Knowledge Brasil (OKBR). O Índice de Transparência da Covid-19, iniciativa da entidade, avalia a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.
O indicador é composto por critérios de avaliação, divididos em três dimensões: conteúdo, granularidade e formato, itens que consideram disponibilização de informações como idade, sexo, localização dos casos confirmados, além de séries históricas. A última atualização da análise foi disponibilizada nesta quinta-feira (16), a próxima será no dia 23. Todos os 26 estados e o Distrito Federal fizeram parte do levantamento.
Em Conteúdo, são considerados itens como idade, sexo e hospitalização dos pacientes confirmados, além de dados sobre a infraestrutura de saúde, como ocupação de leitos, testes disponíveis e aplicados.
Em Granularidade, se avalia se os casos estão disponíveis de forma individual e anonimizada; além do grau de detalhe sobre a localização (por município ou bairro, por exemplo). Já na parte de Formato, consideram-se pontos positivos a publicação de painéis analíticos, planilhas em formato editável e séries históricas dos casos registrados.
Segundo a entidade, cada dimensão é constituída por um conjunto de aspectos avaliados separadamente, aos quais são atribuídos diferentes pesos para a construção da nota final. É considerado nível alto o estado com 80 a 100 pontos; bom, com 60 a 79; médio, com 40 a 59; baixo, com 20 a 39; e opaco, de 0 a 19.
Em uma escala de 0 a 100, em que 0 é atribuído ao ente menos transparente e 100 ao mais transparente, Sergipe se encontra com 21 pontos, considerado nível baixo perante outros estados. É o terceiro estado com pior nível de transparência sobre Covid-19, à frente apenas do Acre e de Goiás, ambos com 19 pontos e que ocupam o 17° lugar.
O Estado ocupa a 16º posição; de 9 de abril até a última atualização, evoluiu nove pontos. No mesmo nível baixo se encontram os estados do Pará e Roraima, com 40 pontos, Alagoas com 36, Bahia com 33, e Distrito Federal com 29 pontos. Confira aqui o levantamento.
Segundo a entidade, para superar este momento desafiador para gestores públicos e população, a colaboração é uma ferramenta mais poderosa e a informação é parte fundamental desse processo. "Ao definirmos um conjunto de dados essenciais e parâmetros para publicação, contribuímos para a padronização da divulgação de dados da pandemia no país, e, desta forma, podemos tanto agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos, quanto convidar outros setores da sociedade para construir soluções conjuntamente", diz a OKBR.
SES
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde informou em nota, as informações referentes ao levantamento estão sendo atualizadas. "Hoje estamos com os dados mais completos, e que atendem as exigências do portal", disse.
A pasta acredita que a entidade ainda não avaliou as alterações - "porque todos os itens têm uma pontuação e nós estamos pontuando, porém nessa última atualização eles não registraram", completou.





