Sergipe fora da 1º etapa de fiscalização de falsos guias de turismo
Presidente da Fenagtur dá dicas para não ser enganado
Cotidiano 27/07/2012 10h30

Por Sílvio Oliveira

A Federação Nacional de Guias de Turismo (Fenagtur) iniciará a primeira etapa de fiscalização contra falsos profissionais nas 12 cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014, em conjunto com o Ministério do Turismo (Mtur) e Agência Nacional de Trânsito e Transporte (ANTT).

Em Sergipe, a fiscalização também deverá ocorrer, mas só quando finalizar a primeira etapa.

De acordo com Irma Karla, presidente da Fenagtur, na  reunião realizada com o Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, será criado um grupo de trabalho para esclarecer melhor as atividades de condutor, monitor e demais nomenclaturas criadas aleatoriamente e também serão discutidas as diretrizes que nortearão a fiscalização nas 12 cidades iniciais.

Irma Karla informa que a presença do guia de turismo é obrigatória em excursões turísticas e que o turista poderá tomar algumas precauções a fim de que não seja enganado por falsos profissionais. “Sempre procurar um agência de turismo e, ao contratar a atividade de guiamento, que se certifique do registro do guia expedido pelo Mtur. Deverá também saber todos os detalhes do passeio, como hora de saída, hora de chegada, se terá refeições ou não”, explica.

Ela ainda alerta que, quando o turista compra um pacote turístico nos moldes de city tour ou até mesmo pacotes rodoviários, ele paga pela presença do guia de turismo e, se não há a presença do profissional, estará sendo lesado. “Veja sempre a credencial do Ministério do Turismo. Se não tiver pode ser um clandestino. Quando comprar um pacote, certifique a presença do guia”, diz

Quanto às fiscalizações, Irma Karla disse que em Alagoas há uma legislação em vigor que facilita a observação de profissionais clandestinos. Segundo ela, Sergipe ainda não possui uma legislação com mais eficácia, que puna e fiscalize os falsos profissionais. “Muitas empresas utilizam até do motorista como guia. É um absurdo”, aponta, afirmando que sempre o turista deverá observar a credencial do guia de turismo expedida pelo Ministério do Turismo.

Caso o turista se sinta lesado, poderá recorrer à delegacia de polícia mais próxima, inclusive a delegacia do Turista, na orla da praia de Atalaia, em Aracaju, fazendo a denúncia. O falso profissional poderá responder por exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica, além de ser responsabilizado também através do Código de Defesa do Consumidor, por maus serviços prestados, se for o caso.

Foto: Sílvio Oliveira

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos