Sergipe registra 57% de ocupação dos leitos de UTI na rede pública
Na rede privada, a situação é mais arriscada, com taxa de ocupação de 79,7% Cotidiano | Por Laís de Melo 01/03/2021 10h44 - Atualizado em 01/03/2021 17h30Com o número de casos de covid-19 aumentando em todo o país, a taxa de ocupação dos leitos de hospitais públicos e privados têm chegado a 100% em muitos estados brasileiros, onde já se formam filas para acesso a UTIs. Em Sergipe, conforme dados constantes do mais recente boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES), há um total de 417 pacientes com covid-19 internados, sendo 193 na rede pública e outros 224 na rede privada de saúde. Isso significa uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 57% na rede pública e de 79,7% na rede privada.
O Hospital da Polícia Militar está com os seis leitos de UTI preenchidos, atingindo 100% de ocupação. O Hospital São José, localizado no bairro Santo Antônio, também disponibiliza seis leitos de Unidade de Tratamento Intensivo exclusivos para pacientes com covid-19, cinco dos quais em uso, atingindo o percentual de 83,3% de ocupação. Outra unidade pública que está com taxa acima de 80% é o Hospital do Coração, com seis dos sete leitos ocupados.
O Hospital de Urgência Governador João Alves Filho, que disponibiliza o maior número de leitos de UTI para pacientes com covid-19, atingiu a marca de 73,7% de ocupação neste domingo (28), com 28 dos 38 leitos em uso.
Na rede privada de saúde, a situação está ainda complicada. Nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é de 102,4%, enquanto na rede pública o percentual é de 50,3%. Do total de 123 leitos de UTI disponíveis em hospitais particulares, 98 estão em uso, o que representa uma taxa de 79,7% de ocupação. No Hospital Primavera, a taxa chega a 103,3% e a superlotação levou a unidade ontem a interromper os atendimentos de emergência pela segunda vez em 15 dias, conforme noticiou F5 News.
No Hospital Cirurgia, localizado na zona central de Aracaju, as vagas de UTI estão preenchidas 100%, e o Hospital da Unimed está próximo, com 94,7% de ocupação. No Hospital São Lucas a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 90% para adultos, e 50% na ala pediátrica. Além disso, o Hospital Renascença já ultrapassa 70% de ocupação.
Neste domingo, Sergipe registrou 878 novos casos conformados de covid-19 e seis mortes. De acordo com a SES, a pandemia está sendo acompanhada diuturnamente pelo órgão, os dados laboratoriais e hospitalares são observados, bem como a situação de cidades vizinhas, para que medidas mais adequadas possam ser tomadas a tempo.
“É uma doença que, apesar de ser um único vírus, tem uma capacidade de mutação muito grande e com isso a gente tem as novas linhagens, as variantes que trazem aspectos novos nessa pandemia e podem favorecer uma disseminação muito rápida. Temos, neste momento, algumas armas contra a Covid-19 ou disseminação delas, que são as já conhecidas, mas que precisam ser aplicadas de forma correta, como o distanciamento social, higienização das mãos e da superfície que você toca, além do uso constante de máscara. A decisão dos gestores é muito importante, porém o controle da pandemia depende da decisão da sociedade em aderir”, alerta a secretária da Saúde, Mércia Feitosa.





