Sergipe registra segundo caso de sarampo em 15 dias
Paciente ainda passará por exames e, como no primeiro caso, o vírus foi contraído em Manaus Cotidiano | Por F5 News 28/08/2018 17h15 - Atualizado em 28/08/2018 17h43Um caso de suspeita de sarampo está sendo monitorado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (28), a pasta afirmou que deu início a todos os procedimentos de bloqueio previstos pelo Ministério da Saúde e que devem ser realizados em até 72 horas. Assim como no primeiro caso, confirmado na sexta-feira (17), o paciente é um jovem que estava em Manaus (AM).
A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barbosa, disse que o jovem teve o diagnóstico clínico, mas ainda precisa passar por exames de laboratório para ter a confirmação exata. “Ele chegou à capital sergipana na última terça-feira (21), na sexta apresentou dores no corpo e febre e foi para hospital privado. De ontem para hoje, começaram a aparecer as manchas e está bastante debilitado”, afirmou.
Ela faz uma alerta para que as pessoas que tiveram contato com o paciente procurem uma unidade de saúde para serem imunizadas e, dessa forma, evitar a disseminação do sarampo na cidade. Lembrou ainda que a Unidade de Saúde da Família Augusto Franco, no final de linha do conjunto Augusto Franco, estará aberta das 17h às 20h desta terça e quarta-feira para vacinação contra o vírus. “Os familiares já estão sendo vacinados e todos que tiveram contato com o jovem devem procurar uma unidade de saúde, caso não saibam se já foram vacinados ou não”.
A gerente de Imunização da SMS, Taíse Cavalcante, explica que, segundo o Ministério da Saúde, a vacina deve ser administrada até os 50 anos. No caso de pessoas que nunca tomaram a vacina ou não lembram se tomaram, devem ser administradas duas doses para quem tem até 29 anos, e apenas uma dose para quem tem entre 30 e 49 anos.
Ela diz também que, em relação ao primeiro paciente, não houve registro de caso secundário.
Campanha de vacinação
A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite se encerra na próxima sexta-feira (31) e, de acordo com SMS, mais de nove mil crianças ainda precisam ser imunizadas em Aracaju.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos