Sergipe tem 38 mil alunos fora da sala de aula, só em 14 municípios
Censo Educacional aponta ainda diretorias campeãs em evasão escolar
Cotidiano 04/05/2012 14h08

Por Sílvio Oliveira

O Censo Educacional desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e Ministério Público revela um dado preocupante quanto à educação em Sergipe: mais de 38 mil crianças e adolescentes na faixa etária entre 0 e 18 anos estão fora de sala de aula em 14 municípios sergipanos.

Foram entrevistados crianças e adolescentes em Aracaju, Maruim, Ilha das Flores, Monte Alegre de Sergipe, Santana do São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Poço Redondo, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto, Estância, Canindé do São Francisco.

Os municípios mais populosos, por conseguinte, apresentaram os maiores índices de crianças sem se matricular. Nossa Senhora do Socorro apresentou mais de 4 mil crianças fora de sala de aula, seguindo de Lagarto, com 3.700 crianças em idade educacional, e Itabaiana, com mais de 3.500. Aracaju está no topo com mais de 9.500 crianças e adolesc

entes.

“As crianças que estão na escola são fáceis de serem detectadas porque constam nos sistemas educacionais. As que não estão é que estamos em busca e muitas delas não se matriculam porque não têm o registro. Dessas crianças que são detectadas fora da escola, cerca de 70% já conseguimos matricular”, afirma Selma Siqueira (foto principal).

A faixa etária que apresenta mais crianças fora da sala de aula é a de 0 a 6 anos, com um índice de mais de 22.973 crianças (74,5%). Os dados mostram que na faixa etária de 15 a 18 anos, 4.891 crianças e adolescentes não comparecem as salas de aula (15,9%), seguido de 7 a 10 anos, com 1.522 crianças (5%) e por último, 11 a 14 anos, com 1.433 (4,6%).

O Censo Educacional também descobre quais são as crianças sem registro civil, crianças que necessitam de educação especial e sugere à gestão municipal melhorias nas escolas, no transporte, na infraestrutura, abertura de novas turmas, construção de creches e ressignificância do modo de educar em algumas unidades escolares.

Diretoria campeã em evasão escolar

De acordo com Selma Siqueira, um documento que também vem sendo trabalhado pelas políticas públicas estruturantes de educação é a Ficha de Controle de Evasão Escolar (Ficai), contribuindo para o diagnóstico de crianças que deixaram a escola na faixa etária educacional.

A campeã de evasão é a Diretoria Regional de Educação 01, sediada em Estância, com um índice de 15,8% de evasão escolar, seguida da Diretoria Regional de Educação 6 (Propriá e Nossa Senhora da Glória), ambas com 13% de evasão. O menor índice foi registrado na Diretoria Regional de Educação 7, em Nossa Senhora das Dores, com 8% de evasão.

Selma Siqueira afirma que reuniões junto aos Conselhos Tutelares do Direto da Criança e do Adolescente têm discutido ações, as quais a Secretaria de Estado da Educação não poderia interferir por não ter acesso às casas dos alunos. “Estamos analisando a possibilidade de estreitamento entre a escola/ família e comunidade, a oportunidade de conhecimento in loco da realidade, o maior envolvimento do pai e a sensibilização da educação como fator de transformação”, elenca.

Os problemas sócio-cultuais e econômicos são apontados como os principais parâmetros na consecução da evasão escolar, como a falta de altoestima dos envolvidos no processo e estímulo dos alunos; a necessidade de trabalho; a instabilidade do emprego; a desestruturação familiar; a iniciação precoce no sexo e gravidez; o turno noturno e a dificuldade de conciliar a escola e o trabalho.

Foto: Sílvio Oliveira

Leia também

Crianças invisíveis aos olhos da cidadania

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos