Sergipe tem casos suspeitos de reinfecção com nova variante do coronavírus
Até o momento, o Brasil já registrou dois casos de reinfecção com mutação do vírus Cotidiano | Por F5 News 16/01/2021 09h36O Laboratório Central de Sergipe (Lacen) encaminhou amostras de testes realizados em sergipanos ao laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para análise da suspeita de reinfecção com uma nova variante do coronavírus.
De acordo com o Lacen, mais de 30 casos suspeitos já foram identificados no estado e referem-se a pacientes cujo teste PCR deu positivo em um intervalo superior a 90 dias, e com a carga viral alta. O Estado não divulgou as idades e identidades dos pacientes, que seguem sendo monitorados.
Os primeiros dois casos da nova variante no Brasil foram registrados em 31 de dezembro. A descoberta foi feita por meio de sequenciamento genético.
Até o momento, o país já registrou dois casos de reinfecção com variante do novo coronavírus. Além de uma paciente do Amazonas, uma outra apresentou em seus exames uma mutação do vírus notificada também na África do Sul.
Com as mesmas linhagens já foram confirmados até o momento três casos no Brasil, sendo um em São Paulo, um no Rio Grande do Norte e um no Rio Grande do Sul.
Em função desta variante, o Reino Unido proibiu os voos vindos do Brasil.
A variante, que já foi registrada em pelo menos outros 17 países, tem mutações que afetam a maneira como o vírus se fixa nas células humanas e é 56% mais contagiosa. Não há evidências de que a variante provoque casos mais graves ou com maior índice de mortes, nem que seja resistente às vacinas.





