Sergipe tem dois casos confirmados de sarampo, informa Saúde
Vacina é a única medida eficaz contra a doença que avança pelo país Cotidiano | Por Will Rodriguez 04/09/2019 09h50 - Atualizado em 04/09/2019 18h46Balanço divulgado nesta quarta-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que Sergipe confirmou o segundo caso de sarampo deste ano. Na semana passada, o Brasil perdeu o certificado de eliminação da doença por conta do surto que já soma mais de 2,3 mil casos confirmados. Diante desse cenário, a pasta alerta para a importância da vacina, que é a única medida eficaz contra o sarampo.
Até o momento, 29 casos de sarampo foram notificados em 17 municípios sergipanos. Desses, dois estão confirmados, outros doze continuam em análise e os demais já foram descartados. "A nossa maior preocupação é conter a ocorrência de novos casos, por isso estamos alinhados com o Ministério da Saúde porque a grande chave do controle da circulação do sarampo é a imunização", disse a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Mércia Feitosa.
A recomendação é duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade; e uma dose para a população de 30 a 49 anos de idade. Os pais também precisam ficar atentos. Atualmente há ainda a recomendação do Ministério da Saúde de aplicar uma dose extra, a chamada ‘dose zero’, em crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. Esse público está mais suscetível a casos graves e óbitos, de acordo com a pasta. Na semana passada, o estado recebeu 17 mil doses extras da vacina.
A doença
O sarampo é uma doença viral grave e altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. É transmitido por um vírus no contato de pessoa para pessoa e pela propagação no ar.
Os primeiros sintomas são febre, tosse, coriza, como se fosse um resfriado comum. O paciente pode ter perda de apetite e apresentar conjuntivite, com olhos vermelhos, lacrimejantes e fotofobia.
Surgem manchas vermelhas na pele. Essas erupções começam no rosto, na região atrás da orelha, e vão se espalhando pelo corpo. O paciente também pode sentir dor de garganta.
A maioria dos casos de mortes decorre de complicações no trato respiratório ou de encefalite.
Cidades com notificações do sarampo em Sergipe
Aracaju
Barra dos Coqueiros
Canindé do São Francisco
Carmópolis
Canindé do São Francisco
Cedro de São João
Cristinápolis
Cumbe
Estância
Monte Alegre de Sergipe
Nossa Senhora do Socorro
Pirambu
Poço Redondo
Rosário do Catete
São Cristóvão
Simão Dias
Umbaúba


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos