Sergipe tem um dos piores índices de isolamento do país durante o Natal
Monitoramento da Inloco mostra que movimentação de pessoas só reduziu no feriado Cotidiano | Por F5 News 26/12/2020 08h03 - Atualizado em 26/12/2020 08h12Apesar das recomendações das autoridades de Saúde para que as pessoas optassem por ficar em casa durante as celebrações de Natal por conta da pandemia de coronavírus, o monitoramento da plataforma Inloco mostrou o deslocamento de mais da metade da população sergipana no período.
Na quinta-feira (24), véspera do Natal, o índice de isolamento no estado ficou em 35;21%. A taxa colocou Sergipe entre as três unidades da federação que menos respeitaram as diretrizes de isolamento e distanciamento social, ficando atrás apenas dos estados de Tocantins e Goiás. Já na sexta-feira (25), feriado natalino, o percentual de isolamento ficou em 47,55%, considerado o nono menor do país.Autoridades em Saúde de todo o mundo apontam que o distanciamento social é, ainda, a melhor forma de mitigar a expansão do coronavírus. Sem evidências robustas sobre tratamentos eficazes nem perspectivas concretas sobre o início da vacinação, essa e outras medidas preventivas como o uso de máscara e a higiene frequente das mãos, por exemplo, seguem sendo a opção mais adequada para a população evitar as consequências mais sérias da pandemia, conforme a OMS.
Como o feriado de Natal veio acompanhado de um final de semana, especialistas mantêm a preocupação com o descumprimento das ações de controle da doença. O índice de isolamento considerado ideal pela OMS é de 70%, percentual nunca alcançado pelo estado desde o começo da pandemia.
Sergipe tem, de acordo com o balanço mais recente da Secretaria da Saúde, 107.721 pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus. Dessas, 2.441 faleceram, 95.873 são consideradas curadas e mais de 9 mil continuam em tratamento, 297 delas internadas e as demais em isolamento domiciliar, além de outras 7 mil que aguardam o resultado do exame.





