Serviço de coleta do lixo domiciliar está suspenso em Aracaju
De acordo com a Emsurb, medida é resultado de decisão unilateral da Torre Cotidiano | Por Will Rodriguez 12/12/2018 08h46 - Atualizado em 12/12/2018 15h24A população de Aracaju está sem os serviços de coleta de lixo domiciliar há mais de 12 horas. Na manhã desta quarta-feira (12), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informou que a empresa Torre, responsável pelo recolhimento dos resíduos, interrompeu a operação dos caminhões na noite dessa terça-feira (11) sem aviso prévio.
De acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, a administração municipal foi surpreendida pela medida da Torre que teria alegado supostos problemas com o Sindicato que representa os funcionários da empresa como justificativa para suspensão do serviço.
“O Sindicato disse que não houve qualquer problema e essa foi uma decisão unilateral da Torre. Porém, não fomos devidamente notificados”, disse Luiz Roberto, em entrevista à TV Atalaia, ressaltando que a Emsurb já busca alternativas para regularizar a coleta. “Estamos contatando outras empresas e também providenciando um mandado de segurança para que a coleta seja feita com caçambas. O que não queremos é prejudicar a população”, afirmou.
O presidente da Emsurb informou ainda que não existem débitos com a Torre referentes ao contrato atual. Segundo Luiz Roberto, a primeira fatura do mês vence nesta quarta e as demais a partir do dia 22 de dezembro. Porém, conforme disse, há pendência de uma parcela relacionada à renegociação da dívida de R$ 26 milhões deixada pela gestão anterior.
“Houve uma queda na arrecadação do Município, mas a Emsurb não deixou de adimplir com as faturas mensais do atual contrato. Prova disso é que todas as outras empresas que mantém contrato com a Emsurb estão operando normalmente”, declarou Luiz Roberto Dantas, acrescentando que a Prefeitura analisa as possíveis penalidades que poderão ser aplicadas à Torre.
O F5 News questinou o número de bairros já afetados pela suspensão do serviço, mas não obteve resposta até a publicação desta notícia.
A Torre ainda não se manifestou sobre a situação. Na recepção da empresa a informação é de não há diretores que possam falar sobre o assunto nesta manhã. O espaço está aberto para manifestações.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos