Servidores do HU/UFS paralisam atividades por tempo indeterminado
Funcionários da Ebserh cobram reajuste salarial e melhores condições de trabalho Cotidiano | Por F5 News 05/06/2018 12h42 - Atualizado em 05/06/2018 14h11Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Universitário (HU), em Aracaju, servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, paralisaram as atividades por tempo indeterminado nesta terça-feira (5).
A paralisação é nacional e acontece em Sergipe e em outros 22 estados do país. Na capital sergipana, o protesto é por reajuste salarial - não dado nos últimos dois anos -, melhores condições de trabalho, além de outras reivindicações referentes ao Acordo Coletivo de Trabalho.
A greve foi deliberada na manhã de hoje após assembleia realizada com a categoria, representada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal de Sergipe (Sintsep). Os funcionários da Ebserh fizeram ainda um ato na porta do hospital e decidiram por deixar apenas 30% do efetivo atuando na unidade.
Os setores da radiologia, ambulatório e o atendimento clínico do HU devem ser afetados com a paralisação. Segundo o Sintsep, ficam disponíveis 50% dos servidores para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os servidores cobram 4,5% de reajuste, considerado abaixo da inflação desse ano. Ainda segundo o sindicato, uma contraproposta dos empregados foi encaminhada à sede da Ebserh, em Brasília (DF), empresa que tem a finalidade de gerenciar os hospitais universitários federais e prestar apoio às universidades.
Em nota, a assessoria do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) informou que somente após a audiência, prevista para acontecer em Brasília, às 17h de hoje, a Ebserh deve se pronunciar sobre o andamento das negociações.
A audiência será realizada com o ministro da Educação, Rossieli Soares; o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kléber Morais; e representantes da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos