SES não cumpre prazo e insulina para diabéticos segue em falta no Case
Governo já descumpriu três prazos estabelecidos e culpa fornecedores pelo atraso Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 13/03/2019 09h55 - Atualizado em 13/03/2019 11h30Mais uma vez o dia foi de angústia e muita espera para os pacientes que fazem uso da insulina Detemir, própria para pacientes diabéticos. Segundo os usuários que estavam no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), a medicação não foi entregue mais uma vez nesta quarta-feira (13) e o novo prazo dado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) é a próxima sexta-feira (15).
Esse vem sendo um problema cotidiano que tem afetado muita gente no local e preocupado os mais carentes que ficam bastante tempo sem a medicação. Quem esteve no Case na manhã de hoje, voltou de mãos vazias, já que a medicação não chegou. “Vim ontem, voltei hoje e nada. Estou desesperada com a situação”, afirma a aposentada Maria Santos.
Já são contabilizados três prazos não respeitados pela Secretaria da Saúde, que responsabiliza os distribuidores. Por meio de nota, a pasta afirmou que está em dia com os responsáveis, que não têm entregue os medicamentos no prazo correto, gerando transtorno. “O que existe é uma dificuldade de algumas empresas junto à indústria farmacêutica, o que acaba atrasando o fornecimento”, afirmou.
Outro ponto que gera problemas é em relação a fracassos em licitações, segundo a SES, nos últimos meses foram realizadas nove licitações mal sucedidas. “A Secretaria já está providenciando novos processos licitatórios de compra e também aquisições por pregão emergencial. Acreditamos que até o final de março a situação esteja praticamente normalizada”, informou a pasta na nota.
Ainda no texto divulgado, a SES disse que “faz um planejamento, inclusive com margem de 30%, para que não falte no estoque”. E estabeleceu um novo prazo para a entrega da medicação, sexta-feira (15).
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que tem o controle do número de usuários que recebem medicamentos no Centro de Atenção à saúde de Sergipe (Case), por isso faz um planejamento, inclusive com margem de 30%, para que não falte no estoque. Ocorre que muitas empresas têm atrasado a entrega desses medicamentos, como aconteceu com a insulina Detemir. O prazo de entrega dado pela empresa é até a próxima sexta-feira, dia 15.
A SES está rigorisamente em dia com os fornecedores. O que existe é uma dificuldade de algumas empresas junto à indústria farmacêutica, o que acaba atrasando o fornecimento. Nos últimos meses, a SES também se deparou com outro problema: nove licitações deram fracassadas, ou seja, desertas. A Secretaria já está providenciando novos processos licitatórios de compra e também aquisições por pregão emergencial. Acreditamos que até o final de março a situação esteja praticamente normalizada.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos