Sesc realiza mutirão de saúde aos feirantes do Ceasa
Cotidiano 22/08/2012 12h00

Por Fernanda Araujo

Excesso de carga horária, distância dos filhos, despesas e baixa renda são algumas das dificuldades enfrentadas pelos feirantes em seu dia-a-dia. Há 20 anos como feirante, Vera Lúcia Nunes trabalha 14 horas por dia para garantir o sustento de sua família.

Essas dificuldades também são constantemente enfrentadas por Terezinha Francisca dos Santos que, separada do marido, prepara o almoço de seus quatro filhos durante a madrugada. Em seguida vai ao Ceasa enfrentar mais 13 horas de vendas na sua barraquinha de frutas.

Comemorando o Dia do Feirante em 25 de agosto, a equipe do Sesc levou aos feirantes do Ceasa de Aracaju, na manhã desta quarta-feira (22), ações do Programa Mesa Brasil Sesc. O projeto tem o objetivo de arrecadar alimentos para instituições sociais cadastradas no programa, em parceria com doadores de alimentos. Os feirantes são parceiros fiéis dessa ideia.

Aferição de pressão arterial, teste das taxas de glicemia no sangue, verificação do índice da massa corpórea, amostra dos tipos de câncer e modos de prevenção, além de levar informações dos sintomas e de como prevenir DSTs, inclusive Aids, são as ações voltadas aos 50 feirantes que contribuem semanalmente com o Mesa Brasil.

“Estamos aqui hoje para agradecer e retribuir essa parceria com os feirantes, trazendo para eles uma oportunidade de cuidar um pouco da saúde. Para que eles possam se atentar mais, pois muitas vezes eles não têm tempo para se dirigir à uma unidade de saúde”, explica a coordenadora do programa na capital, Jaqueline Lima.

“Esse trabalho é excelente. Eles fazem relatórios, é um trabalho bem feito e tudo regular. A cada três meses eles fazem o relatório da quantidade de alimentos, de quem doa e não doa. É coisa séria”, avalia Vera Lúcia.

Vera Lúcia Nunes                                             Jaqueline Lima

Foto: Fernanda Araujo

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos