Sindijor avalia PEC como garantia da regulamentação da profissão
PEC dos Jornalistas ainda será voltada em segundo turno Cotidiano 01/12/2011 17h37
Por Sílvio Oliveira
Depois de o Senado aprovar em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) dos Jornalistas, que trata da exigência do diploma para o exercício da profissão, o Sindicato de Jornalistas de Sergipe (Sindijor) avalia que a decisão é uma garantia da regulamentação da categoria, não como um limite à liberdade de comunicação.
Carol Rejane, presidente do Sindijor/SE, informou que os 65 senadores que votaram a favor entenderam que a PEC remete a exercer e ser jornalista, e não como o STF entendeu, mencionando que o diploma limitava a liberdade de comunicação. “Avaliamos positivamente. A gente compreende que os senadores votaram para garantir a regulamentação da profissão e não no entendimento do STF”, constatou Carol, ao afirmar também que o Sindicato viu a queda do diploma como o início da desregulamentação da profissão de jornalista.
A PEC foi protocolada no Senado Federal depois que o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional a lei que tratava da exigência do diploma. Para os ministros, a profissão de jornalismo estava ligada ao direito à liberdade de expressão.
A PEC dos Jornalistas, como é conhecida, é de autoria do senador sergipano Antônio Valadares (PSB) e ainda deverá ser votado em segundo turno no Senado. Depois deverá ser levada à Câmara dos Deputados, onde também deverá ser votada em dois turnos com quórum qualificado. Se sofrer alteração na Câmara, terá que voltar ao Senado e ser votada novamente.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos