Sindimed alerta para ilegalidade em propostas de contratação de médicos
Medida pode ser adotada na Saúde Municipal de Aracaju Cotidiano 22/01/2013 10h38Por Elisângela Valença
A entrevista coletiva da secretária Municipal de Saúde, Goretti Reis, na manhã de hoje, 21 (confira matéria do Portal F5 News “Nosso débito passa dos R$ 50 milhões”, diz Goretti Reis), foi acompanhada por dirigentes sindicais das categorias da saúde.
Quando questionada sobre a contratação de médicos, a secretária disse que está estudando, junto com o departamento jurídico, algumas possibilidades. A primeira delas é a realização de concursos. “Estamos também avaliando a possibilidade de contratação através de cooperativa ou a contratação de serviços, de consultas para o atendimento médico”, informou a secretária.
A declaração assustou o presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), João Augusto de Oliveira. “A realidade de dívidas e problemas de atendimento, já sabíamos e já vínhamos denunciando e discutindo com a sociedade, mas esta declaração da secretária é realmente preocupante”, disse o presidente. “Estes formatos de contratação são ilegais”, acrescentou.
De acordo com o presidente do Sindimed, a proposta de contratação de consultas vai trazer para a rede municipal de saúde a problemática que atormenta usuários de convênios: a demora no atendimento. “Muitos médicos priorizam o atendimento particular porque os convênios pagam pouco, por isso a demora para se conseguir uma consulta. Imagina um médico que vai receber pelo SUS [Sistema Único de Saúde], que vai receber pouco e ainda demorar a receber”, explicou o secretário, acrescentando que espera que a secretária Goretti Reis reveja esta ideia.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
