Sintese investiga se há pessoas sem formação ensinando na rede pública
Sindicato levará denúncia ao Ministério Público do Estado
Cotidiano 20/09/2012 17h20

Por Fernanda Araujo

Após as acusações feitas no dia de ontem (19) por alunos da escola estadual João Arlindo de Jesus no município de Nossa Senhora do Socorro (SE), bairro Taiçoca, que um vigilante e uma aluna do 9º ano estariam lecionando, por conta da falta de professores em sala de aula, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Sergipe (Sintese) afirma que a denúncia se estende a outra escola do bairro Costa e Silva, na capital.

“O que foi colocado ao sindicato por alunos e pelos professores concursados é que não é só em Socorro, mas também em uma escola no Costa e Silva”, diz a diretora Lúcia Barroso. Segundo ela, ainda não há confirmação, mas o sindicato vai apurar e levar o caso ao Ministério Público. “Como ontem tivemos a paralisação do estado não tivemos tempo para averiguar. Temos as denúncias que em várias escolas há a falta do profissional. Já marcamos uma audiência no dia 3 de outubro sobre isso”, afirma.

Se a denúncia for confirmada, Lúcia acredita que tanto os responsáveis, como o vigilante, poderão ser punidos por desvio de função. “Gostaríamos de saber se foi o diretor quem empregou sem informar à Secretaria ou se esta tinha conhecimento. Para uma pessoa que não é professor assumir uma sala de aula, eu acho que a culpa não seja só do diretor. Porque quem emprega não é o diretor, passa pela secretaria e pela Seplag. Vamos também solicitar uma audiência com o secretário de educação para tratar dos problemas de nomeação de professores”, explica.

Lembre

À imprensa, a diretora da escola em Socorro negou as acusações, mas confirmou a carência de professores. Já a Secretaria de Estado da Educação (Seed) também negou e informou que foram convocados, do início do segundo semestre até hoje, 867 professores, sendo que destes, 270 já estão trabalhando. Sobre a escola João Arlindo de Jesus, o problema da falta de professores poderá ser resolvido até o início de outubro.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos