Sintese põe em xeque edital do concurso para professor da Rede Estadual
Paridade de integrantes na comissão, redação e o tempo são questionados
Cotidiano 23/02/2012 15h00

Da redação F5 News

A paridade de integrantes na comissão do concurso, a prova de redação e o tempo de duração das provas expressos no edital para o Concurso Público destinado ao Magistério de Sergipe estão sendo questionados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese). Nesta quinta-feira (23), integrantes das Secretarias de Estado da Educação e de Planejamento irão se reunir com o sindicato, para decidirem em conjunto se muda ou não o edital.

O Sintese entende que a prova de redação não deve ser eliminatória, mas classificatória. Também afirma que o tempo de duração da prova, estimado em quatro horas, é insuficiente para responder as 50 questões e que a média deveria ser cinco, e não seis, como prescreve o edital. 

“Nós compreendemos que vários itens do edital devem ser alterados para que o concurso público seja uma verdadeira possibilidade de termos mais educadores concursados na rede estadual”, diz a vice-presidente do Sintese e integrante da Comissão do Concurso, Lúcia Barroso.

Para a sindicalista, o Ministério Público já foi acionado e o Sintese aguarda o posicionamento da reunião desta quinta, a fim de que possam definir as ações que, por ventura, possam tomar.

Segundo Lúcia Barroso, os problemas no concurso iniciam desde a formação da Comissão, já que o Estatuto do Magistério informa que deverá haver uma paridade entre os integrantes, o que não está sendo garantida, já que dois integrantes são da Secretaria de Estado da Administração e Planejamento, dois são da Secretaria de Estado da Educação e dois do Sintese. “Teria que termos quatro integrantes”, avalia.

Ela ainda informou que em nenhum momento o Sintese discute a possibilidade de cancelamento de edital, mas uma reedição do que foi posto, mudando os itens questionados pelo Sintese. “São decisões que são tomadas e que precisam ser alteradas. Não concordamos com algumas delas”, afirma.

Quanto à questão da comissão, o grupo de estudo foi instituído pelo decreto de n°28.117, assinado pelo governador Marcelo Déda, no dia 18 de outubro de 2011, e é responsável pela elaboração do edital e acompanhamento de todas as ações da empresa contratada para o concurso até homologação do edital. Suas atividades alcançam, portanto, desde a concepção do concurso público até a execução de todas as suas fases.

A Comissão de Coordenação do Concurso Público para o Magistério é composta pelas colaboradoras do Planejamento, Gerente Geral de Recrutamento e Seleção, Zélia Apóstolo e a Superintendente Geral de Recursos Humanos, Andréa Macêdo, da pasta da Educação participam os servidores Manoel Prado e Jânio Batista e do Sintese as dirigentes Maria Barroso e Dilene Nunes.

O Portal F5 News entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Seed e informou que não estava sabendo da reunião desta quinta, 23, porém, destacou que se houver, tornará público o que ficou decidido.  Até o final da tarde, o Portal acrescentará mais informações.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos