SMTT intensifica combate ao transporte clandestino
Major Paiva garante que aumento das infrações é fruto da fiscalização
Cotidiano 10/08/2011 18h20

Por: Sílvio Oliveira

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) vem intensificando o combate ao transporte clandestino de passageiros. É o que garante major Paulo César Paiva, diretor de Trânsito da superintendência, ao analisar os dados de infrações referentes aos meses de junho (118 infrações), julho (605 infrações) e nos primeiros oito dias de agosto (218 infrações).

Para Major Paiva, o aumento significativo de autos de infrações expedidos pelo órgão se deve ao fato de a SMTT intensificar o combate ao transporte de passageiros nos últimos meses. “Temos 72 agentes de Trânsito, distribuídos em três turnos, além de que a nova padronização vem facilitando também o nosso trabalho”, elencou.

Paiva explicou que o transporte remunerado realizado ilegalmente é infração média e infringi o Art. 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro, o que corresponde à multa de R$ 85,13 mais quatro pontos na Carteira de Habilitação.

Nos dois últimos meses e início de agosto já foram aplicados mais de 940 infrações. O principal problema enfrentado pela SMTT em que concerne o assunto é o transporte de passageiro realizado por veículo de placa cinza, principalmente, segundo Major Paiva, nos bairros Santa Maria e Coroa do Meio. Também está na mira da SMTT o transporte clandestino realizado por condutores de São Cristóvão e da Barra dos Coqueiros, além de condutores de moto.

Para circular na capital, o taxista tem que ser registrado na SMTT de Aracaju e pertencer a um ponto específico da mesma cidade. O veículo recebe uma faixa especial e há uma tabela de bandeirada específica. O fato é que outros veículos da Grande Aracaju, quer sejam de bandeira, quer particular ou de lotação, têm trazido passageiros ilegalmente para a capital e circulado na cidade na busca de novos passageiros.

De acordo com Valdson Azevedo, historicamente isso vem acontecendo sem ter uma fiscalização adequada. “Até os táxis lotação, que são autorizados a entrar na capital, deixar o passageiro e voltar, tem circulado na cidade. Eu posso levar um passageiro em Nossa Senhora do Socorro, mas não posso circular como táxi bandeira na cidade. Aqui em Aracaju, eles circulam livremente”, afirma.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos