Sociedade Sergipana de Pediatria não recomenda uso de andadores
Campanha foi iniciada nacionalmente por pediatras Cotidiano 22/01/2013 20h00Por Sílvio Oliveira
Depois que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) iniciou uma campanha nacional contra o uso dos andadores para bebês, a presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria, Glória Tereza (foto), também se engajou na campanha e não recomenda às mães sergipanas o uso do equipamento.
“A Sociedade é contra o andador porque não ajuda a criança a adquirir o andar com qualidade. Pode até atrapalhar, mascarar problemas de locomoção e pode causar sérios acidentes”, afirmou.
Glória Tereza disse que há um lobby muito grande das empresas fabricantes de andadores, com o intuito de vender o produto no mundo, e que somente um país, o Canadá, conseguiu abolir de vez a fabricação desse tipo de aparelho.
Uma das consequências que fez a Sociedade Sergipana a se posicionar sobre o uso de andadores são os registros de acidentes com bebês. “Eles ganham mobilidade e muitas vezes arrastam objetos de cima da mesa, podem cair de escadas, se aproximarem de fogões”, disse.
Uma outra questão também apontada pela médica é que, como é mais confortável para os pais deixar o bebê no andador, muitas vezes pode faltar bom senso e o bebê começar o uso em um período inadequado para a coordenação motora. “Muitos pais podem pensar que o andador estimula, mas, quando a criança estiver pronta, vai acontecer de forma natural”, alertou.
Foto: Sílvio Oliveira

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
