SSP detalha planejamento operacional para as eleições 2020 em Sergipe
Mais de três mil policiais militares trabalharão durante o pleito em todo o estado Cotidiano | Por Saullo Hipolito 10/11/2020 12h21 - Atualizado em 10/11/2020 12h48A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe detalhou na manhã desta terça-feira (10), no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) em Aracaju, o plano de segurança integrado para as eleições 2020, que terão 1.144 locais de votação, em 29 zonas eleitorais espalhadas pelos 75 municípios do estado.
De acordo com o coronel da Polícia Militar Paulo Paiva, 820 desses locais, em 51 municípios, ficarão sob responsabilidade da PM, que empregará 3.313 policiais em serviço extraordinário, além do efetivo ordinário, que já atua nas ruas diariamente.Mas a expectativa é de que todas as zonas eleitorais recebam, a partir do próximo dia 13 às 17h, reforço de policiamento especial, sendo empregados cerca de 400 policiais do Grupamento Tático Aéreo (GTA), da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) e da Radiopatrulha.
A previsão é que esse policiamento de apoio conte com 234 viaturas, 20 motos, quatro drones e um helicóptero. “É a maior operação da segurança pública, nós fizemos a conta com 1.144 locais de votação tendo dois policiais por local, o que significa, só aí, mais de dois mil policiais nas ruas. É um planejamento que está sendo feito desde o início do ano, tendo as demandas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Mais uma vez teremos sucesso nesse pleito e garantiremos a cidadania das pessoas no seu direito de ir e vir no dia da votação”, disse o coronel Marcony Cabral, comandante geral da Polícia Militar de Sergipe.
De acordo com o coronel Fábio Cardoso, diretor operacional dos Bombeiros, serão direcionadas a três zonas eleitorais (onze municípios específicos) cerca de 287 militares, com uma viatura de resgate para cada zona, sendo 76 bombeiros na 3ª; 124 militares na 4ª zona e mais 62 na 8ª zona eleitoral. Os militares ainda terão 15 viaturas administrativas e duas vans à disposição. Além desse efetivo, haverá outras 15 viaturas operacionais, o helicóptero do GTA e mais 85 militares distribuídos na praia e nos quartéis.“Estaremos envolvidos nas eleições 220 com 287 militares em 11 municípios sergipanos. Além disso teremos 85 militares nos quartéis operacionais nas oito unidades que temos, mais de 80% do nosso efetivo estará empregado nessa operação. Envolveu um planejamento complexo de todas as forças, inclusive do nosso pessoal, e estaremos atuando em policiamento e na segurança das pessoas”, afirmou o coronel do Corpo de Bombeiros Alexandre Alves.
As delegacias em todo o estado estarão funcionando das 7h às 19h a partir desta sexta-feira (13), exceto nos locais em que já existem plantões estabelecidos, principalmente na capital sergipana onde funcionam o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) e a Central de Flagrantes. Neste período a Delegacia de Turismo, na Orla de Atalaia, zona Sul de Aracaju, também vai funcionar em regime de plantão.
Ao todo serão 85 delegados e 304 policiais entre agentes e escrivães. Para eles também serão disponibilizadas 85 viaturas, segundo a coordenadora da Polícia Civil da capital, Rosana Freitas.Uma questão que a Polícia pretende trabalhar com mais ímpeto neste ano são desvios de função, observados principalmente, no interior. “Estamos tendo muitas denúncias, com alguns procedimentos já instaurados, de participação de policiais civis que não estão escalados para o serviço, mas atuam em cidades em que nem mesmo prestam serviço. Eles estariam fazendo um tipo de serviço particular e isso não permitimos. Os policiais civis devem ter a mínima consciência de que a missão é garantir o direito do eleitor, de acordo com a sua consciência e o candidato poder praticar a sua campanha livremente. Essa prática é criminosa, iremos punir, afastar preventivamente e instaurar o procedimento administrativo caso ocorra”, finalizou o delegado geral da Polícia Civil, Thiago Leandro.





