SSP reforçará ações de segurança em Brejão dos Negros
Cotidiano 26/08/2011 18h00A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) reforçará, a partir da próxima semana, a proteção e a prestação de serviço no território federal Brejão dos Negros, no município de Brejo Grande, distante 137 quilômetros de Aracaju. As ações foram anunciadas após o ouvidor agrário nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Gercino José da Silva Filho, ter sdolicitado ao secretário de Segurança Pública, João Eloy de Menezes.
Será feita a intensificação das rondas policiais no povoado Brejão dos Negros com a finalidade de garantir a segurançã e a integridade física dos moradores existentes na comunidade quilombola. Eles vêm sendo ameaçados por fazendeiros da reigão para deixar a área, conforme as denúncias feitas à SSP e à Polícia Federal. "Além disso, vamos determinar o deslocamento para o local do ônibus que funciona como Delegacia Intinerante da Polícia Civil", informou João Eloy.
Já o desembagador Gercino Filho acolheu sugestão do secretário João Eloy e solicitará que a Polícia Federal agilize conclusão dos inquéritos policiais instaurados para apurar os delitos praticados na comunidade, visando diminuir a violência local. "Vamos ainda agendar reunião na sede do Incra em Aracaju, com os fazendeiros que têm posses no território quilombola para discutir o conflito agrário estabelecido na referida área envolvendo fazendeiros e quilombolas", acrescentou.
O encontro foi oficializado como a 250ª reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo (CNCVC), que é presidida pelo ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino Filho. Toda a discussão contou com a participação do secretário de Estado de Direitos Humanos de Sergipe, Luiz Eduardo Oliva, e do representante da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Ailson Silveira Machado, e o representante da Polícia Federal na Comissão, delegado Paulo Eduardo Aguilar da Silva.
Também fizeram parte o secretário-adjunto da SSP, João Batista Santos Júnior, o comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Aelson Resende, o ouvidor agrário regional do Incra, Paulo Oliveira Chagas, o coordenador do Grupo de Gerenciamento de Crises da PM de Sergipe, tenente-coronel Luiz Fernando Silveira de Almeida, além do coordenador-geral da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Demóstenes Ramos de Melo, e do deputado estadual João Daniel Somariva.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos