SSP reforçará ações de segurança em Brejão dos Negros
Cotidiano 26/08/2011 18h00

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) reforçará, a partir da próxima semana, a proteção e a prestação de serviço no território federal Brejão dos Negros, no município de Brejo Grande, distante 137 quilômetros de Aracaju. As ações foram anunciadas após o ouvidor agrário nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Gercino José da Silva Filho, ter sdolicitado ao secretário de Segurança Pública, João Eloy de Menezes.

Será feita a intensificação das rondas policiais no povoado Brejão dos Negros com a finalidade de garantir a segurançã e a integridade física dos moradores existentes na comunidade quilombola. Eles vêm sendo ameaçados por fazendeiros da reigão para deixar a área, conforme as denúncias feitas à SSP e à Polícia Federal. "Além disso, vamos determinar o deslocamento para o local do ônibus que funciona como Delegacia Intinerante da Polícia Civil", informou João Eloy.

Já o desembagador Gercino Filho acolheu sugestão do secretário João Eloy e solicitará que a Polícia Federal agilize conclusão dos inquéritos policiais instaurados para apurar os delitos praticados na comunidade, visando diminuir a violência local. "Vamos ainda agendar reunião na sede do Incra em Aracaju, com os fazendeiros que têm posses no território quilombola para discutir o conflito agrário estabelecido na referida área envolvendo fazendeiros e quilombolas", acrescentou.

O encontro foi oficializado como a 250ª reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo (CNCVC), que é presidida pelo ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino Filho. Toda a discussão contou com a participação do secretário de Estado de  Direitos Humanos de Sergipe, Luiz Eduardo Oliva, e do representante da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Ailson Silveira Machado, e o representante da Polícia Federal na Comissão, delegado Paulo Eduardo Aguilar da Silva.

Também fizeram parte o secretário-adjunto da SSP, João Batista Santos Júnior, o comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Aelson Resende, o ouvidor agrário regional do Incra, Paulo Oliveira Chagas, o coordenador do Grupo de Gerenciamento de Crises da PM de Sergipe, tenente-coronel Luiz Fernando Silveira de Almeida, além do coordenador-geral da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Demóstenes Ramos de Melo, e do deputado estadual João Daniel Somariva.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos