Stella Maris é a nova presidente do Conselho Municipal de Saúde
Cotidiano 25/07/2012 09h59

 

Os recém-empossados conselheiros municipais de Saúde elegeram nesta terça-feira, 24, a nova Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju (CMS). Na composição, a secretária municipal de Saúde de Aracaju, Stella Maris Moreira foi eleita por unanimidade ao cargo de presidente do CMS. Também, por unanimidade, foram eleitas como vice-presidente, a conselheira representante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Jussara da Cruz Barbosa Silva; a conselheira representando dos trabalhadores, Agda Vasconcelos como 1ª secretária e a conselheira representante dos usuários, Rosineide Silva Santos, como 2ª secretária.

A eleição da Mesa Diretora foi conduzida pelo então presidente do CMS, Marcos Macedo Santana. "Desejo a Stella Maris e a todos os novos conselheiros um bom trabalho e perseverança na luta do CMS, para ajudar a consolidar o SUS em Aracaju", diz Marcos Macedo que é o atual presidente do Sindicato dos Odontólogos do Estado de Sergipe.

Pauta aprovada

A nova Mesa Diretora deu início aos itens da pauta e conseguiu aprovar, por maioria dos votos, o Plano Municipal de Saúde 2010/2013 e o Relatório de Gestão, 2011. "Estaremos à disposição de todos vocês e acreditamos que faremos uma efetiva gestão no CMS em defesa do SUS e pela melhoria dos serviços prestados à população", destacou Stella Maris.

Conselheiros

Ao todo, os 80 conselheiros representantes dos trabalhadores, dos prestadores de serviço, dos usuários e da gestão foram empossados oficialmente no último dia 16 de julho pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Com exceção dos representantes da gestão, os conselheiros foram eleitos na IX Conferência Municipal de Saúde.

Veteranos

Além dos recém-empossados, ex-conselheiros participaram da reunião ordinária desta terça-feira. Dos veteranos, Hélio Ferreira dos Santos, 76 anos, e Maria Terezinha Marques, 71, destacaram a experiência em atuar no CMS. Hélio Ferreira esteve conselheiro por cerca de 10 anos e foi presidente do CMS. Ele é representante dos prestadores do SUS. "Foi uma grande experiência de vida e pretendo retornar ao conselho", diz.

Durante a reunião, dona Terezinha como de costume fez uma oração. Desta vez, para abençoar os antigos conselheiros e dar boas-vindas aos novos. Ela presenteou o CMS com um exemplar da Bíblia Sagrada, traduzida pelo Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No CMS, Terezinha era a representante da Pastoral da Saúde, da Arquidiocese de Aracaju. Stella Maris retribuiu a cortesia, presenteado Terezinha em nome de todos os ex e atuais conselheiros com um ramalhete de flores.

Outro veterano Salathiel de Oliveira também deixa o Conselho, depois de participar por oito anos consecutivos. Ele é o presidente da Federação Estadual das Associações de Moradores. "Foi uma experiência muito valiosa. Aqui atuei de forma contundente na defesa do controle social. Entendo como primordial a relação do conselheiro como elo entre os usuários e a gestão da Saúde", afirma.

A ex-conselheira Roseane Patrício, 34, participou do CMS por dois mandatos consecutivos. Ela é a presidente da Central dos Movimentos Populares. "Deixo o CMS feliz, com a certeza de que fiz a minha parte. Os conselheiros-usuários também foram os construtores do SUS Aracaju, nesses últimos anos", afirma.

O ex-conselheiro José Roque dos Santos, 53, estava no segundo mandato consecutivo. "As lutas na construção do SUS Aracaju e o debate dentro do Conselho são experiências valorosas", afirma Roque que é motorista.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos