Surto de Covid-19 atinge asilo e idosos são hospitalizados em Aracaju
Secretaria da Saúde monitora a situação e diz que todos foram vacinados Cotidiano | Por Will Rodriguez 01/03/2021 12h32 - Atualizado em 01/03/2021 20h02Pelo menos 30 idosos do Asilo Rio Branco, em Aracaju, testaram positivo para covid-19 e oito deles precisaram ser hospitalizados. A informação do surto na instituição privada, revelada nesta segunda-feira (1) pelo Jornal da Cidade, foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que informou monitorar a situação.
Segundo a reportagem do impresso, embora as visitas estejam suspensas há cerca de um ano, os casos de Covid-19 foram identificados por parentes dos idosos a partir do envio de receitas com solicitação de medicamentos. “A gente suspeita que eles tenham sido infectados por funcionários que trabalham no local”, contou o parente de um dos idosos, que não foi identificado, ao Jornal da Cidade.
Segundo a Saúde da capital, a identificação dos casos ocorreu na terça-feira (23), por meio de vias não oficiais, quando equipes do Aracaju Para a Vida foram ao asilo para avaliar e realizar testes RT-PCR nos idosos e funcionários.
“Durante trabalho de monitoramento, a SMS detectou a necessidade de regulação de oito idosos para internamento e garantiu que todos os encaminhamentos fossem realizados de maneira célere, no mesmo dia em que a necessidade foi detectada”, informou a Secretaria.
Ainda conforme a pasta, os 34 idosos institucionalizados já receberam as duas doses de CoronaVac, com a segunda dose administrada no dia 8 de fevereiro. “É importante ressaltar que, de acordo com o Instituto Butantan, laboratório responsável pelo imunizante, o tempo necessário para proteção pode ocorrer em até um mês após aplicação da segunda dose, destacando que a vacina somente abranda sintomas e diminui risco de complicações”, apontou.
O uso de máscaras e a manutenção dos cuidados básicos de higienização (como uso do álcool 70), continuam sendo essenciais, mesmo após o recebimento da segunda dose, para todos (idosos e trabalhadores), concluiu a pasta.
O F5News não conseguiu contato com a direção do Asilo até a publicação desta notícia. O espaço segue à disposição.





