Surto de meningite na BA deixa SE em alerta
Sergipe, contudo, não apresentou surto na última década Cotidiano 23/09/2011 10h06O surto de meningite tipo C nas intermediações do Complexo Hoteleiro da Costa do Sauípe, na Bahia, e a suspeita da morte de uma criança devido a enfermidade levantam a preocupação da sociedade sergipana em relação à doença. A meningite pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos.
A transmissão ocorre por meio do contato direto entre pessoas que convivem em um mesmo ambiente, quando o doente expele gotas e secreções do nariz e garganta. Os sintomas são febre alta repentina, dor de cabeça intensa, vômito, náuseas, rigidez da nuca e manchas vermelhas na pele.
Segundo nota da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sergipe registrou no ano de 2010 um total de 64 casos de meningite, sendo 20% destes casos da meningite tipo C. Este ano, de acordo com o Sistema Nacional Informação de Agravos de Notificação (SINAN) até o dia 16 de setembro, foram registrados 30 casos de meningite no Estado, sendo apenas 7 do tipo C.
“É importante ressaltar, que o estado de Sergipe não tem apresentado surtos de DM na última década. E os surtos ocorridos no Brasil, inclusive no estado da Bahia, foram localizados em alguns municípios e, em todos, foram realizadas oportunamente as medidas de controle para evitar a disseminação de novos casos da doença”, afirma em nota.
A orientação é que, qualquer um que apresente os sintomas da doença procure atendimento médico, pois quanto mais precoce o diagnóstico for realizado, maior a chance da doença não ter complicações ou óbitos.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos