Tancredo Neves é a via com maior índice de acidentes em Aracaju
Uso do celular e pressa estão entre os quesitos que mais preocupam a SMTT Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 02/04/2019 10h24 - Atualizado em 02/04/2019 13h07Com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito e alertar os condutores, ciclistas e pedestres acerca dos riscos nas áreas de maior tráfego de veículos e pessoas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dá sequência a um trabalho educativo que já vem sendo feito em avenidas de Aracaju.
Com um número de acidentes somente na avenida Tancredo Neves considerado elevado pelo órgão - quase um por dia -, a ação desta terça-feira foi intensificada no local. Agentes de Trânsito realizaram abordagens a condutores e pedestres para alertar sobre os riscos. No auditório do Centro de Educação do Ensino Fundamental e Médio - Sesi, uma palestra de conscientização e apresentações teatrais também foram realizadas pelos profissionais.
De acordo com os números do Núcleo de Estatística da SMTT, a avenida já registrou 106 acidentes neste ano, atingindo mais de 25% dos acidentes registrados em 2018, quando aconteceram 407.
As avenidas Beira Mar e Heráclito Rollemberg também preocupam os profissionais de trânsito. De acordo com a agente de trânsito Heloísa Resende, o celular é uma tecnologia que tem preocupado bastante, isso porque as pessoas estão perdendo a noção de como fazer uso dele e, mesmo com toda a sinalização nas vias, passa despercebido.
O comportamento dos condutores é a maior preocupação, pois a pressa faz com que sinalizações não sejam obedecidas, tudo isso com o objetivo de chegar ao destino com a maior agilidade. "A via está sinalizada e você não obedece, fica complicado. Nos resta realizar campanhas como essa e tentar educar as pessoas", afirmou a agente.
"O uso do cinto de segurança, principalmente nos bancos de trás, é muito importante e a gente vem alertando, isso porque numa freiada brusca os passageiros de trás são jogados para a frente e podem causar um acidente muito maior", alerta Heloíza Resende.
Confira a programação da SMTT clicando aqui.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos